Seminário de Orientação
2
2022-2023
02042882
Humanidades / Artes / Ciências da Comunicação
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nivel C1 de Inglês.
Métodos de Ensino
Orientação tutorial cuja metodologia depende do tema e da área. Esta orientação estrutura-se sob a forma de leitura e comentário do projeto / da dissertação / do relatório de estágio em desenvolvimento, decorrendo em iterações sucessivas de escrita e reescrita.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos gerais:
1. Desenvolver a capacidade reflexiva sobre os processos criativos mediados por diversas práticas de escrita;
2. Desenvolver a criatividade através da escrita;
3. Desenvolver a capacidade de crítica entre pares.
Objetivos específicos:
1. Todos os que estão definidos, respetivamente, para o projeto de escrita ou para a dissertação de mestrado ou para o relatório de estágio.
Estágio(s)
NãoPrograma
Depende do tema e/ou da área escolhido/a pelo estudante.
Docente(s) responsável(eis)
Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira Capinha
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação é periódica e resulta da apreciação do desenvolvimento do projeto de escrita ou dissertação ou relatório: 100.0%
Bibliografia
Além das obras que dependem da área e do tema escolhidos pelo/a estudante, serão usadas as seguintes obras de referência:
ADSIT, J. (ed.) (2018). Critical Creative Writing: Essential Readings on the Writer's Craft. Bloomsbury Academic.
CARVALHO, M. (2014). Quem disser o contrário é porque tem razão. Letras sem tretas. Guia Prático de Escrita de Ficção. Lisboa: Porto Editora.
CLARK, M. D.; Hergenrader, T.; and Rein, J. (2017). Creative Writing Innovations: Breaking Boundaries in the Classroom. London: Bloomsbury.
CLARK, M. D.; Hergenrader, T.; and Rein, J. (2015). Creative Writing in the Digital Age: Theory, Practice, and Pedagogy. London: Bloomsbury.
HARPER, G. ed. (2013). A Companion to Creative Writing. Chichester: Wiley-Blackwell.