Oficina de Poesia
1
2021-2022
02042854
Humanidades
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nivel C1 de Inglês.
Métodos de Ensino
Cada sessão obriga a uma resposta escrita a ser lida no início da sessão seguinte. Haverá uma lista de leituras que apoiará o debate e alguma exposição teórica e de contextualização histórica. Todos os textos produzidos (também os dos exercícios desenvolvidos sessões) serão coligidos num portefólio a entregar no final do semestre. Cada um destes textos deve incluir a explicação do seu propósito. A avaliação assentará neste portefólio, na participação de cada aluno/a na aula e na produção de um trabalho final sobre a sua própria escrita.
Resultados de Aprendizagem
Este seminário permitirá que as/os estudantes:
1. Entrem em contacto com o experimentalismo poético;
2. Conheçam movimentos e autores/as na sua relação com as circunstâncias históricas e as tradições literárias e artísticas ocidentais;
3. Experimentem a imitação de vários géneros e estilos;
4. Produzam variação na procura da inovação e da transgressão criativas;
5. Experimentem cruzamentos entre diferentes formas de escrita;
6. Reflitam sobre as políticas das formas poéticas;
7. Problematizem a escrita poética dos séculos XX e XXI, o seu hibridismo literário e interartes (sobretudo no âmbito da ekphrasis, do teatro e do cinema), mas também a sua aproximação conceptual a algumas propostas científicas mais recentes.
8. Aprofundem as suas capacidades de leitura e análise crítica;
9. Comprovem a sua competências de pesquisa e de trabalho de investigação autónomo.
Estágio(s)
NãoPrograma
De carácter eminentemente prático e laboratorial, este seminário proporá vários exercícios de escrita, a desenvolver dentro ou fora das sessões, a partir dos quais se desenvolverá para um debate que se sustentará numa lista de leituras, a incluir, além de poemas, outros textos de reflexão poética ou metapoética de carácter mais teórico e/ou ensaístico. Pretende-se que os/as alunos tomem consciência da natureza material do processo de escrita, abrindo caminhos possíveis de exploração literária no espaço do contemporâneo, ao mesmo tempo que se procede a uma contextualização histórica.
Docente(s) responsável(eis)
Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira Capinha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação oral, apresentação: 15.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
ADSIT, J. (ed.) (2019).Toward an Inclusive Creative Writing. New York: Bloomsbury.
ANDREWS, B. & BERNSTEIN, C. (orgs.). (1984). The L=A=N=G=U=A=G=E Book. Carbondale: Southern Illinois University Press.
BANERJEE, R. & Szokolyai, Diana N. (eds) (2018). CREDO. An Anthology of Manifestos & Sourcebook for Creative Wrting. C & R Press.
BÉNABOU, M. & FOURNEL, P. (orgs). (2009). Anthologie de l’ OuLiPo. Paris: Gallimard.
BERNSTEIN, C. (2016). Pitch of Poetry. Chicago: University of Chicago
BERSIANIK, L., BROSSARD, N., et al. (2013). Theory. A Sunday. Montreal: Belladona.
DuPLESSIS, Rachel Blau, QUARTERMAIN, Peter, et al. (2015). The Objectivist Nexus. Essays in Cultural Poetics. University of Alabama Press.
HEIDEGGER, Martin. (2001). Poetry, Language, Thought. New York: Harper and Row.
KAC, Eduardo (org.). (2007). Signs of Life. Bio Art and Beyond. Cambridge: MIT Press.
PERLOFF, Marjorie. (1991). Radical Artifice. Writing Poetry in the Age of Media. Chicago: The University of Chicago Press.