Oficina de Escrita Criativa

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042846
Área Científica
Humanidades
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nivel C1 de Inglês.

Métodos de Ensino

As sessões são sobretudo práticas, com a realização de exercício de escrita diversos, que levarão ao debate sobre alguns textos (nomeadamente, os dos/as próprios/as alunos/as). Além dos diferentes exercícios, todas as sessões exigem uma resposta por escrito, a ser lida no início da sessão seguinte. Os textos produzidos serão coligidos num portfólio a entregar no final do semestre. Cada um dos textos deve incluir a explicação da escolha e o seu propósito. A avaliação assentará num portfólio, na participação oral na aula e na produção de um trabalho final de reflexão sobre a própria escrita.

Resultados de Aprendizagem

Pretende­se que este seminário seja, de certa forma, propedêutico. Nesse sentido, este seminário permitirá que as/os estudantes:

1. Experimentem diferentes estratégias e instrumentos para dar forma à linguagem, imitando e transformando a partir de um conjunto de textos de índole vária (ficção, poesia, reportagem, guião, BD, etc.)

2. Situados num desafio e/ou exercício de escrita por si realizado, possam melhor compreender alguns conceitos de ordem teórica e metodológica relacionados com as diferentes formas de escrita;

3. Sejam capazes de identificar as estratégias de construção de um texto, o seu próprio incluído, compreendendo a diversidade e a complexidade das diferentes formas;

4. Tomem consciência da dimensão ideológica e política do texto;

5. Aprofundem as suas capacidades de leitura e análise crítica.

Estágio(s)

Não

Programa

Este seminário pretende abrir o campo de possibilidades de escrita a explorar e que se prendem com a  natureza interdisciplinar do programa. De carácter laboratorial, irá apontando a diversidade de várias linhas criativas, umas mais convencionais, outras, mais experimentais, deixando ao/a aluno/a a responsabilidade de fazer as suas próprias opções. Haverá módulos que serão lecionados por alguns convidados/as: poetas, ficcionistas, ensaístas, jornalistas, fotojornalistas, especialistas de BD, artistas e performers de várias áreas – desafiados/as a apresentar as estratégias de construção do seu texto e a propor exercícios.

O programa pode variar de edição para edição consoante o/a docente responsável pela UC.

Docente(s) responsável(eis)

John Henry Havelda

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação na aula: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Anderson, Linda (2006). Creative writing: a workbook with readings. New York: Routledge.

Armand, Louis. (Ed.) (2007). Contemporary poetics. Evanston, Illinois: Northwestern University Press.

Dowling, Sarah (2018). Translingual Poetics: Writing Personhood Under Settler Colonialism. University of Iowa Press.

Dworkin, Craig and Goldsmith, Kenneth (Eds.) (2011). Against expression. Evanston, Illinois: Northwestern University Press.

Morley, David. (2007). The  Cambridge introduction to Creative Writing. Cambridge: Cambridge University Press.

Mura, David. (2018) A Stranger’s Journey. Race, Identity and Narrative Craft in Writing. University of Georgia Press.

Portanova, Patricia, Rifenburg, J. M. & Roen, D. (2018) Contemporary Perspectives on Cognition and Writing. CSU Open Press.

Rasula, Jed and McCaffery Steve (Eds.) (1998). Imagining language: an anthology. Cambridge, Mass. MIT Press.