Linguagem e Escrita
1
2022-2023
02042835
Humanidades
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nivel C1 de Inglês.
Métodos de Ensino
A metodologia seguida nas aulas deste seminário obedece à natureza teórico-prática da unidade curricular e ao regime seminarial aconselhável num Mestrado. Nas aulas com maior peso teórico, os conteúdos serão discutidos com base em textos de teor histórico e teórico; as aulas de caráter mais prático incentivarão os mestrandos a contactar com textos de natureza criativa (literários, jornalísticos, interartísticos, etc.), de modo a produzirem uma reflexão sobre a operacionalização dos mencionados conteúdos históricos e teóricos.
Resultados de Aprendizagem
Este seminário tem como objetivos:
1. Refletir sobre a natureza da linguagem e do texto;
2. Conhecer a história dessa reflexão;
3. Refletir sobre o caráter disruptivo da linguagem e da textualidade literária;
4. Dominar as problemáticas da textualidade, quer em contextos mais canónicos, quer em contextos experimentais;
5. Ler criticamente textos que perspectivam a linguagem e a textualidade em todos os seus cruzamentos interdisciplinares, intertextuais, intermodais e interartes.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A matéria da escrita: da linguagem ao texto
1.1. A materialidade da linguagem e a sua natureza social e política;
1.2. O prazer e o poder da linguagem;
1.3. A função social e política do texto;
2. Escrita criativa: modelos e teoria crítica
2.1. Os diversos modelos de escrita criativa: interdisciplinaridade e hibridismo;
2.2. Juízo poético e seus critérios universais;
2.3. A “legibilidade” e/ou a “verdade” do texto;
2.4. Transdiscursividade e transindividualidade (“objetividade”/ “subjetividade”; “ficção”/ "factualidade");
2.5. Do texto ao hipertexto.
Docente(s) responsável(eis)
Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira Capinha
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
LEXANDER, B. 2017 The New Digital Storytelling. Creating Narratives with New Media. Praeger
BARTHES, R. 2006 O Grau Zero da Escrita. Edições 70.
BENJAMIN, W. 2008 Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction. Penguin Books
BERNSTEIN, Ch. 2016 Pitch of Poetry. Univ. of Chicago P.
BERNSTEIN, Ch. 2011 Attack of the Difficult Poems. Univ. of Chicago P.
EDWARDS, H.& LOCKHEART, J. 2018 “Creative Writing and the Other Arts”.In:Harper,G.ed. 2013.A Companion to Creative Writing. Wiley-Blackwell, p.144-159.
FAIRCLOUGH, N. 2001 Language and Power. Pearson Education.
FOUCAULT, M. 2014 As Palavras e as Coisas. Edições 70.
KEEBLE, R. e WHEELER, S. eds 2007 The Journalistic Imagination. Routledge
MORLEY,D. 2007 The Cambridge Introduction to Creative Writing.Cambridge Univ. Press
PERLOFF, M. 2016 Edge of Irony. Univ. of Chicago P.
PERLOFF, M. 2010 Unoriginal Genius. Univ. of Chicago P.
PHILIP, M. N. 2017 Blank: Essays and Interviews. Book*hug Press.
WOLFE, T. 2010 The New Journalism. MacMillan.