Linguagem e Escrita

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042835
Área Científica
Humanidades
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nivel C1 de Inglês.

Métodos de Ensino

A metodologia seguida nas aulas deste seminário obedece à natureza teórico-prática da unidade curricular e ao regime seminarial aconselhável num Mestrado. Nas aulas com maior peso teórico, os conteúdos serão discutidos com base em textos de teor histórico e teórico; as aulas de caráter mais prático incentivarão os mestrandos a contactar com textos de natureza criativa (literários, jornalísticos, interartísticos, etc.), de modo a produzirem uma reflexão sobre a operacionalização dos mencionados conteúdos históricos e teóricos.

Resultados de Aprendizagem

Este seminário tem como objetivos:

1. Refletir sobre a natureza da linguagem e do texto;

2. Conhecer a história dessa reflexão;

3. Refletir sobre o caráter disruptivo da linguagem e da textualidade literária;

4. Dominar as problemáticas da textualidade, quer em contextos mais canónicos, quer em contextos experimentais;

5. Ler criticamente textos que perspectivam a linguagem e a textualidade em todos os seus cruzamentos interdisciplinares, intertextuais, intermodais e interartes.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A matéria da escrita: da linguagem ao texto
1.1. A materialidade da linguagem e a sua natureza social e política;
1.2. O prazer e o poder da linguagem;
1.3. A função social e política do texto;
2. Escrita criativa: modelos e teoria crítica
2.1. Os diversos modelos de escrita criativa: interdisciplinaridade e hibridismo;
2.2. Juízo poético e seus critérios universais;
2.3. A “legibilidade” e/ou a “verdade” do texto;
2.4. Transdiscursividade e transindividualidade (“objetividade”/ “subjetividade”; “ficção”/ "factualidade");
2.5. Do texto ao hipertexto.

Docente(s) responsável(eis)

Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira Capinha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

LEXANDER, B. 2017 The New Digital Storytelling. Creating Narratives with New Media. Praeger

BARTHES, R. 2006 O Grau Zero da Escrita. Edições 70.

BENJAMIN, W. 2008 Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction. Penguin Books

BERNSTEIN, Ch. 2016 Pitch of Poetry. Univ. of Chicago P.

BERNSTEIN, Ch. 2011 Attack of the Difficult Poems. Univ. of Chicago P.

EDWARDS, H.& LOCKHEART, J. 2018 “Creative Writing and the Other Arts”.In:Harper,G.ed. 2013.A Companion to Creative Writing. Wiley-Blackwell, p.144-159.

FAIRCLOUGH, N. 2001 Language and Power. Pearson Education.

FOUCAULT, M. 2014 As Palavras e as Coisas. Edições 70.

KEEBLE, R. e WHEELER, S. eds 2007 The Journalistic Imagination. Routledge

MORLEY,D. 2007 The Cambridge Introduction to Creative Writing.Cambridge Univ. Press

PERLOFF, M. 2016 Edge of Irony. Univ. of Chicago P.

PERLOFF, M. 2010 Unoriginal Genius. Univ. of Chicago P.

PHILIP, M. N. 2017 Blank: Essays and Interviews. Book*hug Press.

WOLFE, T. 2010 The New Journalism. MacMillan.