Leitura e Performance
1
2021-2022
02042829
Humanidades
Português
Inglês
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nivel C1 de Inglês.
Métodos de Ensino
As aulas têm a forma de seminários e oficinas. São baseadas em tarefas previamente atribuídas aos estudantes sobre textos e performances selecionados. A avaliação será contínua: além de apresentações em sala de aula e trabalhos de grupo, todos os estudantes devem produzir um artigo baseado na prática ou conceber um evento performativo abordando tópicos do seminário.
Resultados de Aprendizagem
1. Ler criticamente textos de vários tipos.
2. Compreender as complexidades do ato de leitura.
3. Demonstrar uma capacidade de escuta holística e performativa do texto
4. Ser capaz de relacionar a palavra com o corpo, o espaço, o tempo e os dispositivos de mediação técnica.
Estágio(s)
NãoPrograma
Este programa descreve e analisa a natureza ativa e performativa da leitura, explorando as suas múltiplas dimensões. Foca-se em particular na articulação entre texto, voz e interpretação. Explora, em seguida, a leitura crítica enquanto prática específica de leitura. Na segunda parte do seminário, o regime ocular e vocal da palavra é alargado à dimensão aural e à presença do corpo, em direção a uma fenomenologia da perceção do espaço, do tempo e da tecnologia. Leitura e performance constituem-se assim como dois operadores concetuais para refletir sobre e experimentar com a corporização da linguagem – no sujeito, na página, na cena, nos média.
1. o ato de ler
2. vocalizar e interpretar
3. escutar a linguagem, escutar o mundo
4. corpo e palavra
5. o corpo no espaço e no tempo
6. mediação técnica.
Docente(s) responsável(eis)
Manuel José de Freitas Portela
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentações: 30.0%
Projeto de investigação baseado na prática: 70.0%
Bibliografia
Allsopp, Ric 1997 “Writing-Text-Performance” Performance Research, 2.1:45-52
André, João M. e Ribeiro, João M. 2014 O espaço cénico como espaço potencial: para uma dinamologia do espaço. Coimbra: CAPC/CA
Barba, E. 2009 Bruciare la casa. Origini di un regista. Milano: Ubulibri, 51-90
Cage, J. 1979. Empty Words: Writings '73-'78. Middletown, CT: Wesleyan.
Hall, J. 2018. "Performing, Writing". Performance Research, 23:4-5, 11-15.
McLaughlin, T. 2015 Reading and the Body: The Physical Practice of Reading. London: Palgrave Macmillan
Meisel, M. 2007 How Plays Work: Reading and Performance. Oxford: Oxford University Press
Portela, M. 2018 “El sonido del lenguaje y el ruido del mundo: Finnegans Wake y Roaratorio.” Hispania: Déplacer, détourner, résister: la performativité artistique en jeu, 22: 103-116
Radosavljević, Duška 2013 Theatre-Making: Interplay between Text and Performance in the 21st Century. London: Palgrave Macmillan
Stein, M. 2009 Corpo e palavra. Porto Alegre: Movimento/Edunisc.