Leitura e Performance

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042829
Área Científica
Humanidades
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nivel C1 de Inglês.

Métodos de Ensino

As aulas têm a forma de seminários e oficinas. São baseadas em tarefas previamente atribuídas aos estudantes sobre textos e performances selecionados. A avaliação será contínua: além de apresentações em sala de aula e trabalhos de grupo, todos os estudantes devem produzir um artigo baseado na prática ou conceber um evento performativo abordando tópicos do seminário.

Resultados de Aprendizagem

1. Ler criticamente textos de vários tipos.

2. Compreender as complexidades do ato de leitura.

3. Demonstrar uma capacidade de escuta holística e performativa do texto

4. Ser capaz de relacionar a palavra com o corpo, o espaço, o tempo e os dispositivos de mediação técnica.

Estágio(s)

Não

Programa

Este programa descreve e analisa a natureza ativa e performativa da leitura, explorando as suas múltiplas dimensões. Foca-se em particular na articulação entre texto, voz e interpretação. Explora, em seguida, a leitura crítica enquanto prática específica de leitura. Na segunda parte do seminário, o regime ocular e vocal da palavra é alargado à dimensão aural e à presença do corpo, em direção a uma fenomenologia da perceção do espaço, do tempo e da tecnologia. Leitura e performance constituem-se assim como dois operadores concetuais para refletir sobre e experimentar com a corporização da linguagem – no sujeito, na página, na cena, nos média.

1. o ato de ler

2. vocalizar e interpretar

3. escutar a linguagem, escutar o mundo

4. corpo e palavra

5. o corpo no espaço e no tempo

6. mediação técnica.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel José de Freitas Portela

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentações: 30.0%
Projeto de investigação baseado na prática: 70.0%

Bibliografia

Allsopp, Ric 1997 “Writing-Text-Performance” Performance Research, 2.1:45-52

André, João M. e Ribeiro, João M. 2014 O espaço cénico como espaço potencial: para uma dinamologia do espaço. Coimbra: CAPC/CA

Barba, E. 2009 Bruciare la casa. Origini di un regista. Milano: Ubulibri, 51-90

Cage, J. 1979. Empty Words: Writings '73-'78. Middletown, CT: Wesleyan.

Hall, J. 2018. "Performing, Writing". Performance Research, 23:4-5, 11-15.

McLaughlin, T. 2015 Reading and the Body: The Physical Practice of Reading. London: Palgrave Macmillan

Meisel, M. 2007 How Plays Work: Reading and Performance. Oxford: Oxford University Press

Portela, M. 2018 “El sonido del lenguaje y el ruido del mundo: Finnegans Wake y Roaratorio.” Hispania: Déplacer, détourner, résister: la performativité artistique en jeu, 22: 103-116

Radosavljević, Duška 2013 Theatre-Making: Interplay between Text and Performance in the 21st Century. London: Palgrave Macmillan

Stein, M. 2009 Corpo e palavra. Porto Alegre: Movimento/Edunisc.