Projeto de Tese

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03021547
Área Científica
Design de Media Computacionais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os exigidos à entrada no Ciclo de Estudos

Métodos de Ensino

No início do ano letivo é atribuído um orientador em função dos interesses manifestados pelo estudante durante a entrevista de seleção. No decorrer da unidade, o estudante efetua leitura de artigos e outra bibliografia científica e realiza um trabalho de investigação sob a supervisão do orientador. No final do 1º semestre, o estudante elabora uma proposta preliminar (resumo de 1 página, em inglês) e apresenta oralmente o trabalho em curso no início do 2º semestre. No final do 2º semestre, o aluno apresenta um documento com o seu Projeto de Investigação, defendendo-o oralmente perante um júri.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade o estudante aprofunda o conhecimento de um tema de investigação,  identifica os problemas a considerar e possíveis métodos para os resolver, e prepare a proposta escrita de trabalho de investigação a desenvolver na unidade curricular de Tese, incluindo:

•          Objetivo da tese, especificando o tema a ser investigado

•          A contextualização no âmbito de Design e Media Computacionais, estado da arte e perspetivas de evolução do conhecimento científico da área

•          A contribuição potencial da tese para a evolução do conhecimento na área

•          O plano de trabalhos para cumprir o objetivo da tese.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos são definidos caso a caso pelo orientador na forma de um plano de trabalhos que descreva o tema a investigar, refira oportunidades de investigação no âmbito desse tema e inclua bibliografia de suporte ao início dos trabalhos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Documento com o Projeto de Investigação e sua apresentação e discussão perante júri em prova pública: 100%. A submissão de Proposta Preliminar e sua discussão pública é condição necessária para a aprovação na unidade curricular: 100.0%

Bibliografia

A definir caso a caso pelo orientador em função do tema a investigar | To be defined by the supervisor on a case-by-case basis depending on the research topic.