Metodologias de Investigação em Design de Media Computacionais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
03021536
Área Científica
Design de Media Computacionais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
30.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Os exigidos à entrada do ciclo de estudos. Inglês fluente.

Métodos de Ensino

Promove-se uma aprendizagem autónoma com:

- Discussão de temas de fronteira na investigação em DMC, em actividades de workshop, escrita, revisão crítica e seminário;

- Project-based learning para aprendizagem de métodos e técnicas em contexto imersivo;

- Desafios de design que potenciam a exploração dos métodos e a colaboração;

- Desenho e condução de processo de investigação, com mentoria múltipla interdisciplinar;

- Realização de estágios externos em ambiente laboratorial ou de estúdio internacional selecionado.

Resultados de Aprendizagem

A unidade de metodologias de investigação em CMD visa que o aluno:

- Adquira uma visão alargada do domínio interdisciplinar de investigação, com foco em Design e Media Computacionais.

- Desenvolva o conhecimento específico dos desafios de investigação e principais metodologias aplicáveis, dos novos objectos do design, da evolução das práticas do design, da organização dos processos de investigação, e das formas avançadas de reflexão interdisciplinar em Design.

- Aperfeiçoe competências de análise crítica de trabalhos científicos, síntese, escrita científica, comunicação verbal e escrita, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma, investigação e trabalho colaborativo.

Estágio(s)

Não

Programa

Abordam-se desafios e opções metodológicas em Design e Media Computacionais, incluindo:

- Criatividade Computacional, modelos e métodos computacionais em Design;

- Interação Humano-Computador, modelos, métodos, tecnologias e resultados;

- Design, Comunicação e Inovação Social;

- Investigação de novos objectos do design (Media, Serviços, Transições Sociotécnicas);

- Perceção e Cognição: métodos e instrumentos de investigação;

- Design e crítica de novos media, literaturas e literacias emergentes;

- Confluências metodológicas entre Práticas Artísticas e Científicas;

- Ética e integridade Científica

- Design Research, designerly ways of knowing, e investigação através do Design;

- Desenho de processo de investigação, e reflexão interdisciplinar sobre o Design;

- Metodologias qualitativas (narrativa, etnográfica, fenomenológica, GT, caso de estudo) e mistas;

- Analise de Conteúdo: Recolha, codificação e análise de dados; Validade, fiabilidade e crítica;

- Comunicação científica

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%

Bibliografia

Cairns and Cox (2008). Research Methods for Human-Computer Interaction.

Candy and Edmonds (2011). Interacting: Art, Research and the Creative Practicioner.

Koskinen et al (2011). Design Research Through Practice.

J W. Crewell (2014). A Concise Introduction to Mixed Methods Research, SAGE.

Bauer and Gaskell (2000). Qualitative Research with text, image and sound.

J W Crewell & JD Crewell (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. (5.th ed.). Sage. USA.

J S Olsen & W A Kellogg (2014) Ways of Knowing in HCI, Springer.

Selected international research papers in research methodologies and design studies.