Metodologias de Investigação em Design de Media Computacionais
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2021-2022
03021536
Design de Media Computacionais
Português
Inglês
B-learning
30.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Os exigidos à entrada do ciclo de estudos. Inglês fluente.
Métodos de Ensino
Promove-se uma aprendizagem autónoma com:
- Discussão de temas de fronteira na investigação em DMC, em actividades de workshop, escrita, revisão crítica e seminário;
- Project-based learning para aprendizagem de métodos e técnicas em contexto imersivo;
- Desafios de design que potenciam a exploração dos métodos e a colaboração;
- Desenho e condução de processo de investigação, com mentoria múltipla interdisciplinar;
- Realização de estágios externos em ambiente laboratorial ou de estúdio internacional selecionado.
Resultados de Aprendizagem
A unidade de metodologias de investigação em CMD visa que o aluno:
- Adquira uma visão alargada do domínio interdisciplinar de investigação, com foco em Design e Media Computacionais.
- Desenvolva o conhecimento específico dos desafios de investigação e principais metodologias aplicáveis, dos novos objectos do design, da evolução das práticas do design, da organização dos processos de investigação, e das formas avançadas de reflexão interdisciplinar em Design.
- Aperfeiçoe competências de análise crítica de trabalhos científicos, síntese, escrita científica, comunicação verbal e escrita, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma, investigação e trabalho colaborativo.
Estágio(s)
NãoPrograma
Abordam-se desafios e opções metodológicas em Design e Media Computacionais, incluindo:
- Criatividade Computacional, modelos e métodos computacionais em Design;
- Interação Humano-Computador, modelos, métodos, tecnologias e resultados;
- Design, Comunicação e Inovação Social;
- Investigação de novos objectos do design (Media, Serviços, Transições Sociotécnicas);
- Perceção e Cognição: métodos e instrumentos de investigação;
- Design e crítica de novos media, literaturas e literacias emergentes;
- Confluências metodológicas entre Práticas Artísticas e Científicas;
- Ética e integridade Científica
- Design Research, designerly ways of knowing, e investigação através do Design;
- Desenho de processo de investigação, e reflexão interdisciplinar sobre o Design;
- Metodologias qualitativas (narrativa, etnográfica, fenomenológica, GT, caso de estudo) e mistas;
- Analise de Conteúdo: Recolha, codificação e análise de dados; Validade, fiabilidade e crítica;
- Comunicação científica
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 50.0%
Bibliografia
Cairns and Cox (2008). Research Methods for Human-Computer Interaction.
Candy and Edmonds (2011). Interacting: Art, Research and the Creative Practicioner.
Koskinen et al (2011). Design Research Through Practice.
J W. Crewell (2014). A Concise Introduction to Mixed Methods Research, SAGE.
Bauer and Gaskell (2000). Qualitative Research with text, image and sound.
J W Crewell & JD Crewell (2018). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. (5.th ed.). Sage. USA.
J S Olsen & W A Kellogg (2014) Ways of Knowing in HCI, Springer.
Selected international research papers in research methodologies and design studies.