Microbiologia Molecular

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02005354
Área Científica
Bioquímica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Microbiologia, Biologia Molecular e Bioquímica.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com a participação activa dos alunos.

Os alunos desenvolvem um projecto que integra os conhecimentos adquiridos no curso e o estado da arte, para resolução de problemas ambientais ou modificação tecnológica de produção no sentido bio, sempre com recurso ao uso de microrganismos. Os projectos são apresentados pelos alunos oralmente, por escrito, e discutidos.

O trabalho laboratorial é desenvolvido com base numa hipótese e num protocolo minimal e os alunos preparam o seu material, adquirem os dados e analisam os resultados em grupos sob apoio tutorial.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa proporcionar conhecimentos avançados de microbiologia com ênfase em aspectos moleculares de microbiologia. As áreas de ensino incluem genética molecular de microrganismos, fisiologia microbiana, evolução e filogenia, microbiologia ambiental, patogenese molecular e aplicações microbiológicas.

Estágio(s)

Não

Programa

Genética molecular. Revisão de conceitos. Genomas e plasmídeos. Sequenciação de genomas completos. Tranposões.

Biologia e fisiologia. Resumo do metabolismo bacteriano. Expressão genética e a relação com o meio. Biologia de sistemas. Consórcios microbianos.

Patogénese molecular: Bactérias patogénicas extracelulares e intracelulares. Mecanismos de virulência. Ilhas genéticas de patogenicidade. Fuga a ataque intracelular.

Evolução e filogenia. Sistemática molecular. Classificação polifásica. RNA ribossomal 16 e 18S. “House keeping genes”. Transferência lateral de genes e o resultado na adaptação de organismos a ambientes extremos. Diversidade microbiana

Microbiologia ambiental. Metodologias em microbiologia ambiental. Ciclo dos nutrientes. Lixiviações e transformações de metais. Degradação de xenobióticios. Relações micróbio-planta. Biosensores.

Aplicações. Produção de antibióticos. Tratamento de águas residuais. Microrganismos na área alimentar. Controlo de qualidade e bioindicadores.

Docente(s) responsável(eis)

Paula Maria de Melim Vasconcelos de Vitorino Morais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Projecto: 20.0%
Defesa oral do projecto : 20.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

1- Microbiogy. Prescott, L., Harley, J. e Klein, D. McG-Hill Pub.

2- Brock Biology of Microorganisms. Madigan, M., Martinko, J., Parker, J., Prentice Hall International, Inc.

3-Microbe, www.microbebook.org. (Book ISBN or Item Number: 978-1-55581-320-8)

4-Principles of Modern Microbiology Mark Wheelis ISBN-10: 076371075X

5-Microbiology – An Evolving Science. http://www.wwnorton.com/COLLEGE/titles/biology/mbio/

6- Published papers in the area of Microbiology, mainly those involving studies using molecular techniques in the resolution of microbiological objectives