Biotecnologia Molecular

Ano
2
Ano lectivo
2020-2021
Código
02005318
Área Científica
Biologia Celular
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Bioquímica e Biologia Molecular.

Métodos de Ensino

A unidade curricular vai decorrer de um modo intensivo, durante 4 semanas com aulas teóricas e aulas teórico-práticas e práticas. Nas aulas teóricas são apresentado as bases e os desenvolvimentos recentes da área que posteriormente são explorados pelos alunos, nas aula teórico-práticas e práticas  com a realização da proposta de um projecto e com a  discussão de artigos científicos relevantes na área de engenharia de proteínas e terapia génica. 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo apresentar conhecimentos actuais e perspectivas futuras na área da biotecnologia molecular. A disciplina encontra-se organizada em dois blocos. No primeiro serão leccionados aspectos fundamentais desta área como: tecnologia de DNA recombinante, produção de proteínas recombinantes, e engenharia de proteínas. No segundo bloco serão discutidas as aplicações clássicas e mais actuais desta tecnologia nas áreas de diagnóstico molecular, genómica e proteómica e terapia génica.

Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos fundamentais nesta área e os aplique no desenho de novas estratégias de clonagem e produção de proteínas recombinantes. Consiga analisar e discutir trabalhos científicos, e planear pequenos projectos de investigação na área de produção de engenharia de proteínas e terapia génica.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Estratégias de Clonagem

2.Produção de proteínas recombinantes em sistemas procariotas e em sistemas eucariotas (leveduras, células de insectos em cultura e células de mamíferos em cultura). Metodologia e aplicações.

3.Engenharia de proteínas: mutagénese dirigida e mutagénese ao acaso, metodologia e aplicações.  Redesenho de enzimas.

4.Genómica, proteómica e metabolómica*: novas metodologias “omicas” e aplicações.

5.Diagnóstico Molecular*: Metodologia e aplicações.

6.Terapia génica*:Patologias alvo. Vertentes de aplicação: Protocolos de ensaios clínicos aprovados. Condicionantes biológicas à administração e transferência intracelular de material genético.

a.Sistemas de transporte de material genético: Sistemas do tipo viral e do tipo não viral. Vantagens e condicionantes da sua aplicação.

b. A utilização de lipossomas em terapia génica: modulação das suas propriedades para aplicação in vivo. Estudos de actividade terapêutica em modelo animal.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação e discussão de artigos científicos: 30.0%
Projecto: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

1.Molecular Biotechnology, 3ª edição, (2010) B.R. Glick e J. Pasternak. ASM Press, Washington DC.

2. Molecular Diagnostics: Current Technology and Applications (2006) Juluri R. Rao Horizon Bioscience.

3. Non-viral vectors for gene therapy (Leaf Huang, Mien-Chie Hung and Ernst

Wagner, Editors) Elsevier, Academic Press, second edition, Parts I and II

(2005).