Tecnologias de Conversão de Energia Eólica e Fotovoltaica

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042706
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Acionamentos Elétricos

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, no quadro e com o auxílio de slides em Powerpoint, para exposição dos conceitos, princípios e teorias fundamentais sobre a matéria lecionada. Aulas teórico-práticas para resolução de exercícios ilustrativos da aplicação dos conceitos teóricos a sistemas reais do mundo da engenharia. Nestas aulas é também usado o software Matlab/Simulink para simulação do comportamento dos sistemas estudados.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se dotar os estudantes de competências ao nível da concepção, implementação e análise do funcionamento das diferentes configurações de sistemas de conversão de energia eólica e solar fotovoltaica. Em particular, pretende-se que o estudante seja capaz de selecionar, conceber e implementar os sistemas de controlo dos diferentes tipos de geradores elétricos e conversores de eletrónica de potência usados em geradores eólicos instalados em terra e no mar, assim como em sistemas de energia solar fotovoltaica, incluindo a sua interligação à rede elétrica.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução aos sistemas de conversão de energia eólica (SCEE): principais componentes de um SCEE, tipos de SCEE e códigos de rede. Conversores de eletrónica de potência usados em SCEE: requisitos dos conversores para grandes potências; conversores de dois níveis e multinível; conversores sem barramento dc. Sistemas de controlo de geradores eólicos a velocidade variável: controlo vetorial e controlo preditivo de geradores eólicos baseados em PMSGs, geradores de indução com rotor em gaiola de esquilo e geradores de indução duplamente alimentados. Controlo do conversor do lado da rede. Geradores eólicos no mar e interligação com a rede elétrica. Sistemas de conversão de energia solar fotovoltaica: painéis fotovoltaicos, esquema equivalente e conversores de eletrónica de potência usados. Controlo dos sistemas fotovoltaicos. Algoritmos para extração da máxima potência.

Docente(s) responsável(eis)

Sérgio Manuel Ângelo da Cruz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

V. Yaramasu, B. Wu: "Model Predictive Control of Wind Energy Conversion Systems", IEEE Press, 2017.

H. Abu-Rub, M. Malinowski, K. Al-Haddad: “Power Electronics for Renewable Energy Systems, Transportation and Industrial Applications”, John Wiley & Sons, 2014.

S. Chakraborty, M. Simões, W. Kramer: "Power Electronics for Renewable and Distributed Energy Systems - A Sourcebook of Topologies, Control and Integration", Springer-Verlag, 2013.

S. Muyeen: "Wind Energy Conversion Systems: Technology and Trends", Springer-Verlag, 2012.