Eletrónica de Potência para Veículos Elétricos

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042673
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Análise de circuitos elétricos

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, com recurso a meios audiovisuais, para exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais. Aulas teórico-práticas com resolução de exercícios que permitam a consolidação de conceitos que exijam a conjugação de noções teóricas distintas e promovam o raciocínio crítico sobre o funcionamento das várias máquinas elétricas.

Aulas laboratoriais com execução de trabalhos experimentais ou de simulação, com posterior tratamento e interpretação dos resultados. Realização de um pequeno projeto de hardware ou de simulação com entrega de relatório. 

Resultados de Aprendizagem

Com este curso pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre alguns dos principais sistemas constituintes dos veículos elétricos e a sua integração nas microrredes. Será dada especial ênfase ao projeto e comando de conversores de eletrónica de potência usados para a tração, para a transferência de energia nos carregamentos de baterias, bem como os usados na integração dos veículos elétricos nas microrredes.

No final desta unidade curricular o aluno deverá conhecer os conversores de eletrónica de potência associados ao veículo elétrico, algumas plataformas de controlo digital, o hardware complementar para leitura e acondicionamento de sinais de sensores, bem como efetuar a integração do veículo elétrico numa microrrede.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Eletrificação do Veículo: Introdução e definição; Veículos totalmente elétricos;Opções de carregamento e infraestruturas.

2. Arquiteturas de carregamento para veículos elétricos; Carregadores onboard; Carregadores off-board; Normas para carregamento; Estratégias de controlo.

3. Sistemas de carregamento; Com fios; Caraterísticas; Sem fios; Princípio de funcionamento; Sistemas indutivos e capacitivos; Circuitos de ressonância; Transferência estática; Transferência dinâmica

4. Tecnologia das baterias usadas nos transportes elétricos; Tecnologia das baterias; Principais parâmetros;

Gestão das baterias e métodos de carga.

5. Microrredes; Definição de Microrrede; Microrrede AC; Microrrede DC; Microrrede AC vs DC.

6. Transformador eletrónico de potência; Constituição e suas aplicações; Transformador para DC; Ligação série; Ligação paralela; Transformador para AC; Tipos de topologias e funcionamento.

Docente(s) responsável(eis)

André Manuel dos Santos Mendes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 20.0%
Outra: 20.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

1. “Technologies and Applications for Smart Charging of Electric and Plug-in Hybrid Vehicles”,  O. Veneri and A. G., Springer International Publishing (2017).

[2] “Wireless power transfer for electric vehicles and mobile devices”, C. T. Rim and C. Mi, IEEE Press / Wiley (2017)..