Teoria e Prática da Observação Pedagógica

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01019557
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

Nas sessões presenciais intercalam-se momentos de trabalho teórico e prático:

- Exposição e exploração de documentos (textos, imagens e video);

- Demonstração de procedimentos, e apresentação de métodos, técnicas e instrumentos;

- Realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos.

Trabalho autónomo dos estudantes ao longo do semestre:

- Realização progressiva de um processo de observação pedagógica.

Acompanhamento tutorial (para apoio diverso na aprendizagem):

- Suporte ao estudo individual, à preparação e desenvolvimento do processo.

Resultados de Aprendizagem

A exploração dos conteúdos é orientada por quatro objectivos gerais:

1. Conhecer e compreender aspectos fundamentais da observação pedagógica;

2. Analisar processos de observação pedagógica;

3. Concretizar, com correcção, processos de observação pedagógica;

4. Utilizar informação recolhida em processos de observação pedagógica para delinear a acção.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

1. Pressupostos da observação científica

1.1. É possível observar?

1.2. Invenção e evolução da observação científica

1.3. Como se observa em ciência?

2. A observação pedagógica como observação científica

2.1. Continuidades e particularidade da observação pedagógica

2.2. Enquadramentos da observação pedagógica

2.3. Crenças e erros comuns na observação pedagógica

3. Estruturação de processos de observação pedagógica

3.1. Conceptualização de processos de observação pedagógica

3.2. Planificação de processos de observação pedagógica

3.3. Desenvolvimento de processos de observação pedagógica

3.4. Utilização de informação disponível

3.5. Avaliação de processos de observação pedagógica

4. Organização e/ou análise de processos de observação pedagógica

4.1. Observação de educadores, formadores e professores

4.2. Observação de alunos/formandos

4.3. Observação de recursos educativos

4.4. Observação de circunstâncias pedagógicas

Síntese.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Lopes Damião Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

- Altet, M., & Britten, J. D. (1983). Micro-enseignement et formation des enseignants. Paris: PUF.

- Anguerra, M.T. (1983). Manual de prácticas de observación. Mejico: Trillas.

- De Ketele, J. M. (1984). Observar para educar. Madrid: Aprendizaje -Visor.

- Bronowski, J. (1973). The ascent of man. Boston: Litle, Brow and Company.

- Damião, M. H. (2016). Observação pedagógica. Caderno. Coimbra: UC.

- Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2005). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage.

- Estrela, A. (1994). Teoria e prática da observação de classes. Porto: Porto editora.

- Fróis, C. (Org.) (2009). A sociedade vigilante: Ensaios sobre identificação, vigilância e privacidade. Lisboa: ICS.

- Hammersley, M. (Ed.). (2007). Educational research and evidence-based practice. The Open University Press/Sage.

- Peña Acuña, B. (2011). Métodos científicos de observación en Educación. Madrid: Vison Libros.

- Postic, M. (1979). Observação e formação de professores. Coimbra: Almedina.