Técnicas de Neurociência Cognitiva

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042563
Área Científica
Neuroimagiologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Cada aluno será acompanhado especificamente por um dos Professores da unidade curricular, sendo a aprendizagem feita em formato tutorial. Assim, cada aluno irá avançar nos conteúdos programáticos tendo um tutor que o guiará – sendo esta considerada a melhor forma de aprendizagem de aspetos práticos de análise laboratorial e de dados. A introdução inicial será feita num formato misto – tutorial e em formato de seminário com todos os professores. Os restantes pontos serão exclusivamente em formato tutorial. Este método de ensino leva a que os alunos se envolvam imediatamente em investigação real. Ou seja, a aprendizagem é feita hands-on, com o apoio da bibliografia e de um tutor (e com acesso a todos os outros professores). O professor coordenador irá contactar com os alunos e tutores para acompanhar o avanço na compreensão dos conteúdos. 

Resultados de Aprendizagem

Experiência prática com as técnicas Neurocientíficas usadas em neurociência cognitiva, nomeadamente fMRI mas também outras técnicas (EEG, tDCS, MRI e DTI). Nesta unidade curricular os alunos aprenderão conceitos chave de neuroimagiologia e do uso desta em neurociência cognitiva. Irão também desenvolver capacidade de uso de software essencial à investigação em Neurociência Cognitiva e à análise de dados neuroimagiológicos.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à Neurociência Cognitiva e aos métodos neurocientíficos.

Compreensão da técnica de fMRI/MRI.

Análise de dados Neuroimagiológicos com o uso de toolboxes e software da área da Neurociência Cognitiva (COSMOMVPA.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Castelo Branco de Albuquerque Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é feita como aprovado/não aprovado, tendo em conta a capacidade do aluno de avançar autonomamente de analisar dados neuroimagiológicos, através do trabalho laboratorial contínuo: 100.0%

Bibliografia

Cohen, M.X. (2017). MATLAB for brain and cognitive scientists. Cambridge, MA : MIT Press
Huettel, S. A., Song, A. W., & McCarthy, G. (2009). Functional magnetic resonance imaging. Sunderland, Mass: Sinauer Associates.
And tutorials and documentation from specific toolboxes and software:
https://fsl.fmrib.ox.ac.uk/fsl/fslwiki
https://www.fil.ion.ucl.ac.uk/spm/software/
http://www.cosmomvpa.org/
https://git.fmrib.ox.ac.uk/hnili/rsa
http://www.pymvpa.org/