Programação em Neurociência Cognitiva

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042552
Área Científica
Programação
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Cada aluno será acompanhado especificamente por um dos Professores da unidade curricular, sendo a aprendizagem feita em formato tutorial. Assim, cada aluno irá avançar nos conteúdos programáticos tendo um tutor que o guiará – sendo esta considerada a melhor forma de aprendizagem de programação. A introdução inicial será feita num formato misto – tutorial e em formato de seminário com todos os professores. Os restantes pontos serão exclusivamente em formato tutorial. Este método de ensino leva a que os alunos se envolvam imediatamente em investigação real. Ou seja, a aprendizagem é feita hands-on, com o apoio da bibliografia e de um tutor (e com acesso a todos os outros professores). O professor coordenador irá contactar com os alunos e tutores para acompanhar o avanço na compreensão dos conteúdos. A avaliação é feita como aprovado/não aprovado, tendo em conta a capacidade do aluno de avançar autonomamente com o uso de programação, através do trabalho laboratorial contínuo.

Resultados de Aprendizagem

Experiência prática com a programação utilizada em neurociência cognitiva, nomeadamente Matlab e Python. Nesta unidade curricular os alunos aprenderão a trabalhar com Matlab e python para manipular matrizes de dados, fazer análises, preparar experiências, e poder usar diferentes toolboxes e software essencial à investigação em Neurociência Cognitiva.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à programação em Matlab e Python em Neurociência Cognitiva

Uso de programação para preparação de experiências (Psychtoolbox; Psychopy).

Uso de programação para manipulação de matrizes e analise de dados com o uso de toolboxes e software da área da Neurociência Cognitiva (COSMOMVPA; RSA toolbox; PyMVPA).

Controlo de software de analise de dados neuroimagiológicos (SPM; FSL).

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Castelo Branco de Albuquerque Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação é feita como aprovado/não aprovado, tendo em conta a capacidade do aluno de avançar autonomamente com o uso de programação, através do trabalho laboratorial contínuo: 100.0%

Bibliografia

Summerfield, M. (2008). Programming in Python 3: A Complete Introduction to the Python Language. Addison-Wesley Professional
Cohen, M.X. (2017). MATLAB for brain and cognitive scientists. Cambridge, MA : MIT Press
Kattan, P.I. (2010). MATLAB for Beginners: A Gentle Approach. CreateSpace Independent Publishing Platform
And tutorials and documentation from specific toolboxes and software:
https://fsl.fmrib.ox.ac.uk/fsl/fslwiki
https://www.fil.ion.ucl.ac.uk/spm/software/
http://www.cosmomvpa.org/
https://git.fmrib.ox.ac.uk/hnili/rsa
http://www.pymvpa.org/
http://psychtoolbox.org/
https://www.psychopy.org/