Mecânica da fractura e da fadiga
0
2023-2024
02005208
Teoria Avançada
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os pré-requisitos desta disciplina são os correspondentes à candidatura ao curso de Mestrado CMM.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino das aulas teóricas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina.
As aulas teóricas são apoiadas em apresentações e na bibliografia, com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade para discutir os conceitos e assuntos mais complexos. Pontualmente os alunos são convidados a assistir a palestras de cientistas convidados. As aulas tutoriais (22,5 horas) serão para esclarecimento de dúvidas e para apoiar na elaboração do projecto final.
Resultados de Aprendizagem
Descritores de Dublin
1. Conhecimento e Capacidade de compreensão
1.1. Compreensão e utilização de conceitos dos fundamentos teóricos para estruturas de pontes
1.2. Compreender a estrutura da disciplina e a ligação com outras.
1.3. Capacidade de sintetizar a informação
2. Aplicação de Conhecimentos e Compreensão
2.1. Aplicar conhecimentos na resolução de problemas em situações novas
3. Realização de julgamento/tomada de decisão
3.1. Saber interpretar dados, fundamentar e argumentar oralmente e por escrito determinadas decisões
4. Comunicação
4.1. Compreender e saber utilizar as fontes de informação. Capacidade para pesquisar e utilizar bibliografia
4.2. Saber transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos, mesmo para o público não especialista
5. Competências de auto-aprendizagem
5.1. Capacidade para aprender autonomamente ao longo da vida.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução à Mecânica da Fratura. Elementos de mecânica dos sólidos. Elasticidade de campos de tensão. Métodos para a determinação de K. A teoria de campo de tensão de fratura. A energia de fratura. Ensaios de fratura e tenacidade. Fadiga. Fratura elastoplástica.
Métodos de Avaliação
Contínua
Exame: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Sanford, R.J. – Principles of fracture mechanics, Prentice-2003