Mecânica da fractura e da fadiga

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02005208
Área Científica
Teoria Avançada
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os pré-requisitos desta disciplina são os correspondentes à candidatura ao curso de Mestrado CMM.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino das aulas teóricas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina.

As aulas teóricas são apoiadas em apresentações e na bibliografia, com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade para discutir os conceitos e assuntos mais complexos. Pontualmente os alunos são convidados a assistir a palestras de cientistas convidados. As aulas tutoriais (22,5 horas) serão para esclarecimento de dúvidas e para apoiar na elaboração do projecto final.

Resultados de Aprendizagem

Descritores de Dublin

1. Conhecimento e Capacidade de compreensão

1.1. Compreensão e utilização de conceitos dos fundamentos teóricos para estruturas de pontes

1.2. Compreender a estrutura da disciplina e a ligação com outras.

1.3. Capacidade de sintetizar a informação

2. Aplicação de Conhecimentos e Compreensão

2.1. Aplicar conhecimentos na resolução de problemas em situações novas

3. Realização de julgamento/tomada de decisão

3.1. Saber interpretar dados, fundamentar e argumentar oralmente e por escrito determinadas decisões

4. Comunicação

4.1. Compreender e saber utilizar as fontes de informação. Capacidade para pesquisar e utilizar bibliografia

4.2. Saber transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos, mesmo para o público não especialista

5. Competências de auto-aprendizagem

5.1. Capacidade para aprender autonomamente ao longo da vida.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à Mecânica da Fratura. Elementos de mecânica dos sólidos. Elasticidade de campos de tensão. Métodos para a determinação de K. A teoria de campo de tensão de fratura. A energia de fratura. Ensaios de fratura e tenacidade. Fadiga. Fratura elastoplástica.

Métodos de Avaliação

Contínua
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Sanford, R.J. – Principles of fracture mechanics, Prentice-2003