Laboratório de Design Computacional
2
2023-2024
02042515
Áudio-visuais e produção dos media
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos médios de Design;
Conhecimentos médios de Programação.
Métodos de Ensino
Aulas de seminário para exposição e discussão de tópicos de design computacional e para apresentação de tutoriais sobre técnicas específicas de construção de sistemas de design computacional.
Aulas práticas laboratoriais para aplicação das técnicas de design computacional em projetos que explorem e expandam as fronteiras do design e a sua aplicação a meios emergentes.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular o aluno é desafiado a conceptualizar, desenhar e implementar soluções inovadoras para a criação de artefactos, contribuindo, deste modo, para o avanço do estado da arte no domínio do design. Através da identificação de oportunidades e tendências, espera-se que o aluno adquira capacidades de se posicionar na fronteira do conhecimento, trabalhando problemas e questões em aberto nas diferentes áreas do design. Fomentando a análise e pensamento crítico, o aluno é encorajado a contribuir para a redefinição do conceito de design através de uma abordagem pela prática e exploração pela via experimental.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução a metodologias de investigação e experimentação em Design
2. Síntese do estado da arte em novas tecnologias aplicadas ao Design Gráfico, Multimédia, Computacional e Generativo
3. Apresentação e análise de casos de estudo
4. Identificação de oportunidades, desafios e problemas não resolvidos na área
5. Meios de desenvolvimento de projecto e colaboração criativa.
Docente(s) responsável(eis)
Tiago Filipe dos Santos Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Menges, A., & Ahlquist, S. (2011). Computational Design Thinking: Computation Design Thinking. Wiley.
Lostritto, C. (2019). Computational Drawing: From Foundational Exercises to Theories of Representation Hardcover. AR+D Publishing.
Agkathidis, A. (2016). Generative Design (Form + Technique). Laurence King Publishing Ltd.
Gross, B., & Bohnacker, H. (2018). Generative Design: Visualize, Program, and Create with JavaScript in p5.js. New York: Princeton Architectural Press.