Comunicação e Marketing Digital
2
2024-2025
02042485
Ciências Informáticas
Português
B-learning
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino visa promover uma aprendizagem ativa e participada. Para esse efeito, estão
previstas exposições teóricas e é estimulada a participação dos alunos, nomeadamente através da discussão de casos práticos, criação de campanhas de marketing simuladas, criação de conteúdos virtuais.
A avaliação baseia-se em: trabalho individual (90%), assiduidade e participação (10%).
Resultados de Aprendizagem
Objetivos Gerais
Os principais objetivos deste curso prendem-se com a compreensão do processo estratégico de marketing, assim como com a aquisição de competências técnicas e analíticas para a implementação de uma campanha de marketing.
Objetivos específicos
— Conhecer as principais noções de Marketing e Comunicação Digital.
— Abordar e desenvolver os conceitos de Marketing ee Comunicçaão Digital.
— Conhecer os diversos meios de promoção/divulgação disponíveis na Internet.
— Adquirir conhecimentos de estratégias de marketing utilizando de meios digitais.
— Desenvolver estratégias de gestão de campanhas, websites, plataformas ou conteúdos com a finalidade captação de clientes ou de promoção.
Gerir comunidades on-line em redes sociais como o Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, entre outras.
Estágio(s)
NãoPrograma
Marketing Digital - Quadro conceptual do marketing digital
Estratégia Digital - Introdução ao marketing digital; Desenho, execução e avaliação de estratégia omnicanal; Conceito criativo: Definição e importância numa campanha digital;
Storytelling - Identificação do público-alvo; Planeamento; Guião.
Search Engine Marketing - Introdução ao marketing de pesquisa e keyword research;
Análise de Tráfego, Objetivos e Recursos - Planeamento e métricas; Email Marketing; Ferramentas de análise de métricas; Funis de conversão.
Social Media - Identificação e classificação das principais redes sociais; Outros recursos; Definição dos objetivos, Benchmark, Guidelines; Importância do Conteúdo/Copy; Social Media Advertising;
Publicidade e Conteúdo - Anúncios vídeo; Planeamento, Criação e Manutenção de Campanhas de Display Advertising; Otimização e avaliação de campanhas de Display Advertising; Estruturar, implementar e otimizar campanhas AdWords.
Reputação - Reputação Corporativa; Community Manager.
Docente(s) responsável(eis)
António José Lopes da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 40.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
— Marques, Vasco, Redes Sociais 360 como Comunicar Online;
— SEJ’s SEO 101: Learn The Basics of Search Engine Optimization
— SEO for Growth: The Ultimate Guide for Marketers, Web Designers & Entrepreneurs
— Audience: Marketing in the Age of Subscribers, Fans e Followers
— Nocaute (Gary Vaynerchuk).