Computação Social e Colaborativa
1
2025-2026
02042479
Sistemas de Informação
Inglês
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Design de Interação, Programação.
Métodos de Ensino
A metodologia baseia-se em seminários que combinam apresentações teóricas de temas, modelos, métodos e instrumentos com exercícios de aplicação prática e atividades de projeto em ambiente de estúdio. É pedida a realização autónoma de um trabalho de pesquisa e síntese, e de um projeto em grupo no qual o estudante exercita conceitos, técnicas, e capacidades de comunicação e organização implicadas. O projeto envolve várias etapas, com sessões de apresentação e crítica pelos pares e pelo docente.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade os alunos terão uma introdução à Colaboração Mediada por Computador. Os alunos deverão: - compreender conceitos chave e desafios dos meios de colaboração suportada por computador;
- Compreender conceitos comuns para análise de redes sociais;
- Desenvolver competência para projetar e desenvolver novas meios colaborativos;
- Desenvolver competência para arquitetar sistemas de objetos interativos partilhados;
- Entender e avaliar qualidades desejáveis de meios partilhados.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução à computação orientada às práticas.
Tópicos em CMC/CSCW (Presença, Proxemica, Contexto, Partilha, Privacidade, Confiança).
A construção do Lugar e do Tempo em meios síncronos e assíncronos.
Consciência dos outros, das suas intenções e ações. Projetar para We-Awareness.
Breakdowns e suporte das atividades de Coordenação, Cooperação e Co-construção em CSCW.
Boundary objects, objetos epistêmicos e colaborações criativas.
Projeto para a participação; Design de objetos interativos partilhados e maleáveis.
Conceitos de grafos; métricas e sua utilidade na computação em redes sociais.
Arquiteturas de software para meios computacionais partilhados.
Ecologias de artefactos em contextos de atividades mediadas por computador.
Articulação de fenómenos de Computação Social (participação, comunidade, viralidade, ética).
Docente(s) responsável(eis)
Licínio Gomes Roque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Selected texts from CSCW and Social Computing research fields:
Irene Greif (Editor) Computer-Supported Cooperative Work: A Book of Readings. Morgan Kaufmann
Grudin (2001) Why groupware applications fail: Problems in design and evaluation.
Grudin, Issues and Challenges. Groupware and social dynamics: eight challenges for developers
Nardi (2005) Context and Consciousness, MIT press
Bodker, Klokmose (2012) HAM and Artifact Ecologies
Bannon, Bodker (2005) Constructing Common Information Spaces
Tenenberg et al (2016) From I awareness to We awareness
Bardram (1998) Designing for the Dynamics of Cooperative Work Activities
Bardram, Houben (2018) Collaborative Affordances of Medical Records
Kittur, Kraut (2008) Harnessing the wisdom of crowds in Wikipedia
Scott, Carpendale, Inkpen (2004) Territoriality in Collaborative Tabetop
Larson-Ledet, Korsgard (2020) Territorial Functioning in Collaborative Writing
Roque, Bodker (2020) Malleability of CIOs
Murray (2011). Inventing the Medium, MIT Press.