Animação e Imagem em Média Computacionais

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042468
Área Científica
Ciências Informáticas
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação equivalente a Licenciatura de acesso ao grau que está a frequentar. Conhecimentos de programação e de conceitos fundamentais de computação gráfica.

Métodos de Ensino

As aulas contarão com uma componente teórico-prática e outra prática laboratorial. As aulas teórico-práticas consistirão na exposição dos conceitos e técnicas avançadas de computação gráfica, processamento de imagem e animação, ilustrados com a sua aplicação nas áreas do design gráfico e do multimédia. As aulas práticas servirão para a resolução de exercícios e para o desenvolvimento e acompanhamento de trabalhos de grupo. 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno adquira conhecimento e compreensão de fundamentos e técnicas avançadas  nas áreas da computação gráfica, processamento de imagem e animação que se poderão apresentar como relevantes no exercício do design em/para meios digitais e no desenvolvimento de aplicações multimédia.  Para o efeito, a unidade curricular basear-se-á na apresentação de exemplos de aplicação das diferentes técnicas aos domínios em questão.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: Breve história da Computação Gráfica e do Processamento de Imagem e as suas relações com o Design, Animação, Multimédia e Arte Computacional

2 Perceção e cor: o sistema visual humano,  modelos de cor, cor (transformações e composição)

3. Imagem digital: representação e resolução

4. Filtros

5. Observação e medições

6. Modelação geométrica

7. Curvas e superfícies

8. Geometria computacional

9. Shaders e texturas procedimentais

10. Renderização não fotorrealista

11. Animação 2D e 3D.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro José Mendes Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 75.0%

Bibliografia

Paquette, A. (2013). An introduction to computer graphics for Artists (pp. I-XXXVI). Springer.

Lasseter, J. (1987, August). Principles of traditional animation applied to 3D computer animation. In Proceedings of the 14th annual conference on Computer graphics and interactive techniques (pp. 35-44).

Gooch, B., & Gooch, A. (2001). Non-photorealistic rendering. CRC Press.

Tanimoto, S. L. (2012). An interdisciplinary introduction to image processing: pixels, numbers, and programs. MIT Press.

Bailey, M., & Cunningham, S. (2016). Graphics shaders: theory and practice. CRC Press.

.Proceedings da SIGGRAPH.