Animação e Imagem em Média Computacionais
2
2021-2022
02042468
Ciências Informáticas
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Formação equivalente a Licenciatura de acesso ao grau que está a frequentar. Conhecimentos de programação e de conceitos fundamentais de computação gráfica.
Métodos de Ensino
As aulas contarão com uma componente teórico-prática e outra prática laboratorial. As aulas teórico-práticas consistirão na exposição dos conceitos e técnicas avançadas de computação gráfica, processamento de imagem e animação, ilustrados com a sua aplicação nas áreas do design gráfico e do multimédia. As aulas práticas servirão para a resolução de exercícios e para o desenvolvimento e acompanhamento de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno adquira conhecimento e compreensão de fundamentos e técnicas avançadas nas áreas da computação gráfica, processamento de imagem e animação que se poderão apresentar como relevantes no exercício do design em/para meios digitais e no desenvolvimento de aplicações multimédia. Para o efeito, a unidade curricular basear-se-á na apresentação de exemplos de aplicação das diferentes técnicas aos domínios em questão.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução: Breve história da Computação Gráfica e do Processamento de Imagem e as suas relações com o Design, Animação, Multimédia e Arte Computacional
2 Perceção e cor: o sistema visual humano, modelos de cor, cor (transformações e composição)
3. Imagem digital: representação e resolução
4. Filtros
5. Observação e medições
6. Modelação geométrica
7. Curvas e superfícies
8. Geometria computacional
9. Shaders e texturas procedimentais
10. Renderização não fotorrealista
11. Animação 2D e 3D.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro José Mendes Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
Paquette, A. (2013). An introduction to computer graphics for Artists (pp. I-XXXVI). Springer.
Lasseter, J. (1987, August). Principles of traditional animation applied to 3D computer animation. In Proceedings of the 14th annual conference on Computer graphics and interactive techniques (pp. 35-44).
Gooch, B., & Gooch, A. (2001). Non-photorealistic rendering. CRC Press.
Tanimoto, S. L. (2012). An interdisciplinary introduction to image processing: pixels, numbers, and programs. MIT Press.
Bailey, M., & Cunningham, S. (2016). Graphics shaders: theory and practice. CRC Press.
.Proceedings da SIGGRAPH.