Acessibilidade e Design Universal
2
2021-2022
02042443
Áudio-visuais e produção dos media
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Formação equivalente a Licenciatura de acesso ao grau que está a frequentar. Frequência e aprovação à disciplina de Interação Humano-Computador/Design de Interação. Compreensão da língua Inglesa.
Métodos de Ensino
A metodologia baseia-se em seminários que combinam apresentações teóricas de modelos, métodos e instrumentos com exercícios de aplicação prática e atividades de projeto em ambiente de estúdio. É pedida a realização autónoma de trabalhos práticos de síntese de leituras, análise crítica ou resposta a questões, e de um projeto em grupo onde o estudante exercita as técnicas, e as capacidades de comunicação e organização nelas implicadas. O projeto envolve diversas etapas, com sessões de apresentação e crítica, com feedback dos colegas e do docente.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa desenvolver nos alunos a compreensão da importância da aplicação de princípios de Acessibilidade e de Design Universal no design e desenvolvimento de sistemas interativos, destinados a pessoas com níveis de habilidade diferenciados e necessidades diversas, como por exemplo pessoas invisuais, surdas, ou de idade avançada. Pretende-se que o aluno seja capaz de:
- Compreender e distinguir entre os conceitos de design inclusivo, design universal, acessibilidade, e tecnologias assistivas.
- Compreender a importância do design e desenvolvimento de produtos que privilegiam a diversidade, e acomodam diferentes níveis de habilidade, deficiência, e incapacidade.
- Identificar, descrever, e compreender a aplicação dos princípios de design universal.
- Analisar e aplicar ferramentas que visam acomodar a diversidade de utilizadores.
- Desenvolver a capacidade para conceber, projetar, prototipar, avaliar e construir propostas de Design Universal/tecnologias assitivas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Breve história e introdução ao Design universal, Design inclusivo, e Acessibilidade.
2. Conceitos básicos e terminologia. Diversidade, inclusão e exclusão. Igualdade e equidade.
3. Tipos de incapacidade e suas severidades.
4. Os 7 princípios do Design Universal e a sua lista de verificação.
5. Exemplos e tipos de ferramenta universais e tecnologias assistivas.
6. O Design Universal no ciclo de design e desenvolvimento de produtos e serviços.
7. A perspetiva do design baseado nas habilidades do utilizador com características diferenciadas e estratégias para acomodar a diversidade, desenvolver parcerias com o utilizador, e promover o desenvolvimento de tecnologias efetivamente inclusivas.
8. Ferramentas para a análise e avaliação da acessibilidade de produtos e serviços. Standards, linhas de orientação, e listas de verificação.
9. Implicações das incapacidades de uma perspetiva social.
10. Áreas de aplicação, potencial socioeconómico, e casos de estudo.
Docente(s) responsável(eis)
Paula Alexandra Gomes da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Preiser, W., & Smith, K. (2010). Universal Design Handbook, 2E (2nd Edition). McGraw-Hill Education.
Constantine Stephanidis (2014). Design 4 All. In The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 3rd Ed.
Jacob O. Wobbrock, Shaun K. Kane, Krzysztof Z. Gajos, Susumu Harada, and Jon Froehlich. 2011. Ability-Based Design: Concept, Principles and Examples. ACM Trans. Access. Comput. 3, 3, Article 9 (April 2011).
Jacob O. Wobbrock, Krzysztof Z. Gajos, Shaun K. Kane, and Gregg C. Vanderheiden. 2018. Ability-based design. Commun. ACM 61, 6 (June 2018).
The Centre for Excellence in Universal Design http://universaldesign.ie/
Center for Universal Design NCSU ttps://projects.ncsu.edu/ncsu/design/cud/
W3C Accessibility Standards, Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), Web Accessibility Evaluation Tools List.
Artigos e vídeos selecionados subjacentes às temáticas de Acessibilidade e Design Universal. | Selected articles and videos on Acessibility and Universal Design topics.