Comércio Eletrónico e E-Business
1
2023-2024
03021340
Métodos de Apoio à Decisão / Sistemas de Informação
Inglês
Português
B-learning
TRIMESTRAL
5.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos e a discussão de estudos de caso. O ensino não acompanhado é também suportado por ferramentas interactivas de auto-avaliação numa plataforma de “blended learning”. Actividades nas aulas permitem transmitir conhecimento prático e favorecer trabalho de grupo.
Resultados de Aprendizagem
O comércio e negócio electrónico correspondem a componentes de dimensão significativa e crescente da actividade económica actual. Pretende-se que o/a aluno/a obtenha competências para reconhecer os diferentes tipos de aplicação de comércio e negócio electrónico, as suas vantagens e desafios; reconhecer a evolução histórica do comércio e negócio electrónico, e as tendências de evolução para o futuro próximo; e reconhecer as diferentes ferramentas tecnológicas usadas na área. Deve ainda conhecer na prática algumas ferramentas usadas na área, e ter conhecimento dos desafios e preocupações na implementação deste tipo de soluções.
Estágio(s)
NãoPrograma
Trata-se de uma unidade curricular que aborda os diversos temas associados ao comércio electrónico (e-commerce) e negócio electrónico (e-business), de um ponto de vista de gestão, incluindo:
1. Introdução ao E-business e ao comércio electrónico;
1.1. Conceitos introdutórios;
1.2. Mercados electrónicos e fundamentos do comércio electrónico;
1.3. Infra-estrutura e fundamentos do E-business;
1.4. Ambiente do E-business: questões legais, éticas e fiscais;
1.5. Tecnologias e aplicações da mesma.
2. Estratégia.
2.1. Estratégia para o E-business;
2.2. Aplicações “viradas para o interior” (B2B);
2.3. Aplicações “viradas para o exterior” (B2C);
2.4. Aplicações entre clientes (C2C).
Docente(s) responsável(eis)
Manuel Paulo Albuquerque Melo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
LAUDON, Kenneth C. ; TRAVER, Carol Guercio — E-commerce: business, technology, society 2020. 16th ed. Upper Saddle River : Prentice Hall, 2020. [5th ed (2008): BP 339.3 LAU].
CHAFFEY, Dave — Digital Business and E-Commerce Management. Pearson, 2014. [ed. 2007: BP 339.3 CHA].
SCHNEIDER, Gary P. — Electronic commerce. 7th annual ed. Boston : Thomson/Course Technology, 2007. [BP 339.3 SCH].