Comércio Eletrónico e E-Business

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03021340
Área Científica
Métodos de Apoio à Decisão / Sistemas de Informação
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
TRIMESTRAL
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino utilizadas na disciplina envolvem a exposição de conteúdos e a discussão de estudos de caso. O ensino não acompanhado é também suportado por ferramentas interactivas de auto-avaliação numa plataforma de “blended learning”. Actividades nas aulas permitem transmitir conhecimento prático e favorecer trabalho de grupo.

Resultados de Aprendizagem

O comércio e negócio electrónico correspondem a componentes de dimensão significativa e crescente da actividade económica actual. Pretende-se que o/a aluno/a obtenha competências para reconhecer os diferentes tipos de aplicação de comércio e negócio electrónico, as suas vantagens e desafios; reconhecer a evolução histórica do comércio e negócio electrónico, e as tendências de evolução para o futuro próximo; e reconhecer as diferentes ferramentas tecnológicas usadas na área. Deve ainda conhecer na prática algumas ferramentas usadas na área, e ter conhecimento dos desafios e preocupações na implementação deste tipo de soluções.

Estágio(s)

Não

Programa

Trata-se de uma unidade curricular que aborda os diversos temas associados ao comércio electrónico (e-commerce) e negócio electrónico (e-business), de um ponto de vista de gestão, incluindo:

1.         Introdução ao E-business e ao comércio electrónico;

1.1.      Conceitos introdutórios;

1.2.      Mercados electrónicos e fundamentos do comércio electrónico;

1.3.      Infra-estrutura e fundamentos do E-business;

1.4.      Ambiente do E-business: questões legais, éticas e fiscais;

1.5.      Tecnologias e aplicações da mesma.

2.         Estratégia.

2.1.      Estratégia para o E-business;

2.2.      Aplicações “viradas para o interior” (B2B);

2.3.      Aplicações “viradas para o exterior” (B2C);

2.4.      Aplicações entre clientes (C2C).

Docente(s) responsável(eis)

Manuel Paulo Albuquerque Melo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

LAUDON, Kenneth C. ; TRAVER, Carol Guercio — E-commerce: business, technology, society 2020. 16th ed. Upper Saddle River : Prentice Hall, 2020. [5th ed (2008): BP 339.3 LAU].

 

CHAFFEY, Dave — Digital Business and E-Commerce Management. Pearson, 2014. [ed. 2007: BP 339.3 CHA].

SCHNEIDER, Gary P. — Electronic commerce. 7th annual ed. Boston : Thomson/Course Technology, 2007. [BP 339.3 SCH].