Fundamentos de uma Educação Eco-Justa para a Sustentabilidade

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02042421
Área Científica
Não especificado
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentações multimédia presenciais e online

Leitura individual de textos

Construção de mapas mentais

Flipped classroom

Quizzs formativos

Debates síncronos presenciais e online 

Fórum.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a interdependência crítica do binómio “Identidade e diferença” para perspetivar a sustentabilidade.

Apreciar a diferença como valor do enriquecimento humano.

Aplicar os parâmetros prós-humanos como instrumento de desconstrução etno-antropocêntrica.

Identificar a pertinência crítica da questionação dos domínios de finalidade educacional.

Valorizar a emergência e afirmação da pessoa como desiderato do quadro de uma conceção não assimétrico de educação emancipadora.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Identidade e diferença: Enfoque crítico da sustentabilidade I

1.1.Os fundamentos da identidade e o valor da diferença

1.2.A diferença humana. Integração e Inclusão. Multi e interculturalidade

1.3.A diferença “mais que humana”.

2.O etno-antropocentismo e o pós-humanismo: Enfoque crítico da sustentabilidade II

2.1.A dualidade da atitude predatória

2.2. A questão dos “bens comunitários”

2.3. Biofilia e biofobia

3.Funções da educação ou domínios de finalidade educacional: Enfoque crítico da sustentabilidade III

3.1.Socialização, qualificação, subjetivação – emergência e afirmação da pessoa

3.2.Frankenstein educador e a Educação como subversão

3.3.Um conceito não assimétrico de educação emancipadora. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentações multimédia presenciais e online: 100.0%

Bibliografia

Biesta,G. J. J.(2013)Interrupting the politics of learning. Power and Education, 5: 4-15.
Biesta,G. J. J.(2015)What is education for? On good education, teacher judgement, and educational professionalism. European Journal of Education,50(1): 76-87. DOI 10.1111/ejed.12109
Formosinho, M.& Reis,C. (2019)Educational proposals for an environmental ethics International Journal on Lifelong Education and Leadership, 5(2): 11-19
Hardin, G.(1968). The Tragedy of the Commons. Science, 162(3859): 1243-1248
Martusewicz,R. A., Edmundson, J. & Lupinacci, J.(2011).EcoJustice education: Toward diverse, democratic and sustainable communities.London:Routledge
Reis, C. F. S. (2011)Contribution for multiculturalism:Through the recognition of difference. In A. Ishman & C.Reis, International Conference New Horizons on Education: Proceedings Book (pp. 247-261).Retrieved from http://www.int-e.net/
Reis, C. F. S. (2014). Educação e cultura mediática:Análise de implicações deseducativas Lisboa:CEI/Âncora Editora

Reis, C., Formosinho, M., & Jesus, P. (2015). Rescuing the ghost from the machine: towards responsive education and beyond explanatory machinery systems. International Journal of Life long Education and Leadership, 1(1): 31-40. Retrieved from http://ijlel.com/ijlelvolume/index.php/journal/article/view/11

PPTX. Elaborados pelo professor.

http://www.youtube.com/watch?v=OjGe-_OYWQQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=B5NiTN0chj0
http://www.youtube.com/watch?v=rmNqpKbH0co&feature=fvst
http://www.youtube.com/watch?v=_kocZ-j-o3I&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=zIforUNXrUQ&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=A_ut93YYZu8