Fundamentos de uma Educação Eco-Justa para a Sustentabilidade
1
2020-2021
02042421
Não especificado
Inglês
B-learning
1.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Apresentações multimédia presenciais e online
Leitura individual de textos
Construção de mapas mentais
Flipped classroom
Quizzs formativos
Debates síncronos presenciais e online
Fórum.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a interdependência crítica do binómio “Identidade e diferença” para perspetivar a sustentabilidade.
Apreciar a diferença como valor do enriquecimento humano.
Aplicar os parâmetros prós-humanos como instrumento de desconstrução etno-antropocêntrica.
Identificar a pertinência crítica da questionação dos domínios de finalidade educacional.
Valorizar a emergência e afirmação da pessoa como desiderato do quadro de uma conceção não assimétrico de educação emancipadora.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Identidade e diferença: Enfoque crítico da sustentabilidade I
1.1.Os fundamentos da identidade e o valor da diferença
1.2.A diferença humana. Integração e Inclusão. Multi e interculturalidade
1.3.A diferença “mais que humana”.
2.O etno-antropocentismo e o pós-humanismo: Enfoque crítico da sustentabilidade II
2.1.A dualidade da atitude predatória
2.2. A questão dos “bens comunitários”
2.3. Biofilia e biofobia
3.Funções da educação ou domínios de finalidade educacional: Enfoque crítico da sustentabilidade III
3.1.Socialização, qualificação, subjetivação – emergência e afirmação da pessoa
3.2.Frankenstein educador e a Educação como subversão
3.3.Um conceito não assimétrico de educação emancipadora.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentações multimédia presenciais e online: 100.0%
Bibliografia
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PPTX. Elaborados pelo professor.
http://www.youtube.com/watch?v=OjGe-_OYWQQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=B5NiTN0chj0
http://www.youtube.com/watch?v=rmNqpKbH0co&feature=fvst
http://www.youtube.com/watch?v=_kocZ-j-o3I&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=zIforUNXrUQ&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=A_ut93YYZu8