Humanidades Digitais para a Sustentabilidade, Desenvolvimento Social e Transferência do Saber
1
2021-2022
02042404
Não especificado
Inglês
B-learning
2.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Este módulo terá uma abordagem teórica e prática, através de reuniões online que irão explorar casos e plataformas exemplificativos de transferência de conhecimento. Os alunos deverão identificar um projeto de ciência com potencial para integrar um processo de transferência de conhecimento. As ideias serão discutidas e analisadas na aula. A avaliação será realizada através de um trabalho final composto por duas partes:
a) Um breve ensaio, discutindo os fundamentos teóricos do plano de projeto.b) um plano de projeto considerando métodos / estratégias a serem adotados por uma instituição.
Resultados de Aprendizagem
No termo da lecionação deste módulo, os estudantes devem ser capazes de:
- Abordar a sustentabilidade e o desenvolvimento a partir de uma perspetiva ética e de justiça social;
- Compreender o contributo das humanidades digitais no combate à desigualdade na educação;
- familiarizar-se com estratégias de transferência de conhecimento, tais como ferramentas open source, plataformas de divulgação e colaboração institucional e colaborativa, entre outras.
- Relacionar os processos de transferência de conhecimento com a gestão de conhecimentos dentro das instituições públicas e privadas.
- Ser capazes de desenvolver uma perspetiva analítica e construtiva relativamente às potencialidades das humanidades para construir pontes entre a produção de conhecimento e o impacto social
- Pôr em prática alguns dos pilares para a criação de um plano de projeto de I+D.
Estágio(s)
NãoPrograma
Sustentabilidade e desenvolvimento social (DS)
- contribuição das humanidades para os debates sobre a sustentabilidade e o DS;
- introdução à perspetiva da ética social e das teorias da justiça (Rawls, Sen), sublinhando a necessidade de enfrentar os problemas da pobreza e desigualdade, e apresentar
modelos como os da economia circular e do decrescimento;
- Debate sobre forma como este problema abrange igualmente a educação, argumentando ser necessário uma abordagem interdisciplinar para o enfrentar.
Humanidades Digitais (HD) e Transferência de Conhecimento (TC)
- educação em acesso livre e a(s) avaliação(ões) do impacto da transferência de conhecimento na sociedade;
- Vantagens das HD para fomentar educação de qualidade e para enfrentar o problema da desigualdade no acesso à investigação e educação (formal e informal);
- Plataformas de acesso livre e outras estratégias de TC, incluindo plataformas de divulgação e colaboração;
- O papel das HD na TC da academia para a sociedade.
Docente(s) responsável(eis)
Nelson Henrique Silva Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação será realizada através de um trabalho final composto por duas partes: a) Um breve ensaio, discutindo os fundamentos teóricos do plano de projeto.b) um plano de projeto considerando métodos / estratégias a serem adotados por uma instituição: 100.0%
Bibliografia
Azeiteiro, U., Davim, J.P., 2020. Higher education and sustainability: opportunities and challenges for achieving sustainable development goals. FL: Taylor & Francis Group.
D’Alisa, Giacomo et al. (eds.), 2015. Degrowth: A Vocabulary for a New Era. London: Routledge.
Howlett, R.J., Gabrys, B., Musial-Gabrys, K., Roach, J. (Eds.), 2013. Innovation through Knowledge Transfer 2012, Smart Innovation, Systems and Technologies. Berlin: Springer.
Liu, L., Ramakrishna, S. (eds.) 2021. An Introduction to Circular Economy. Singapore: Springer.
Martins, N. O., 2009. “Ética, Economia e Sustentabilidade” in Prima Facie – Revista de Ética, n.º 3 (2009).
Mooney Smith, L., 2012. Knowledge transfer in higher education: collaboration in the arts and humanities. Hampshire: Palgrave Macmillan.
Rawls, R. 1971. A Theory of Justice. Cambridge. MA.: Harvard University Press.
Sen, A., 1999. Development as Freedom. Oxford: Oxford University Press.
Sen, A. 1987. On Ethics and Economics. London: Blackwell.