Humanidades Digitais para a Sustentabilidade, Desenvolvimento Social e Transferência do Saber

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042404
Área Científica
Não especificado
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Este módulo terá uma abordagem teórica e prática, através de reuniões online que irão explorar casos e plataformas exemplificativos de transferência de conhecimento. Os alunos deverão identificar um projeto de ciência com potencial para integrar um processo de transferência de conhecimento. As ideias serão discutidas e analisadas na aula. A avaliação será realizada através de um trabalho final composto por duas partes:

a) Um breve ensaio, discutindo os fundamentos teóricos do plano de projeto.b) um plano de projeto considerando métodos / estratégias a serem adotados por uma instituição.

Resultados de Aprendizagem

No termo da lecionação deste módulo, os estudantes devem ser capazes de:

- Abordar a sustentabilidade e o desenvolvimento a partir de uma perspetiva ética e de justiça social;

- Compreender o contributo das humanidades digitais no combate à desigualdade na educação;

- familiarizar-se com estratégias de transferência de conhecimento, tais como ferramentas open source, plataformas de divulgação e colaboração institucional e colaborativa, entre outras.

- Relacionar os processos de transferência de conhecimento com a gestão de conhecimentos dentro das instituições públicas e privadas.

- Ser capazes de desenvolver uma perspetiva analítica e construtiva relativamente às potencialidades das humanidades para construir pontes entre a produção de conhecimento e o impacto social

- Pôr em prática alguns dos pilares para a criação de um plano de projeto de I+D.

Estágio(s)

Não

Programa

Sustentabilidade e desenvolvimento social (DS)

- contribuição das humanidades para os debates sobre a sustentabilidade e o DS;

- introdução à perspetiva da ética social e das teorias da justiça (Rawls, Sen), sublinhando a necessidade de enfrentar os problemas da pobreza e desigualdade, e apresentar

modelos como os da economia circular e do decrescimento;

- Debate sobre forma como este problema abrange igualmente a educação, argumentando ser necessário uma abordagem interdisciplinar para o enfrentar.

Humanidades Digitais (HD) e Transferência de Conhecimento (TC)

- educação em acesso livre e a(s) avaliação(ões) do impacto da transferência de conhecimento na sociedade;

- Vantagens das HD para fomentar educação de qualidade e para enfrentar o problema da desigualdade no acesso à investigação e educação (formal e informal);

- Plataformas de acesso livre e outras estratégias de TC, incluindo plataformas de divulgação e colaboração;

- O papel das HD na TC da academia para a sociedade.

Docente(s) responsável(eis)

Nelson Henrique Silva Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será realizada através de um trabalho final composto por duas partes: a) Um breve ensaio, discutindo os fundamentos teóricos do plano de projeto.b) um plano de projeto considerando métodos / estratégias a serem adotados por uma instituição: 100.0%

Bibliografia

Azeiteiro, U., Davim, J.P., 2020. Higher education and sustainability: opportunities and challenges for achieving sustainable development goals. FL: Taylor & Francis Group.

D’Alisa, Giacomo  et al. (eds.), 2015. Degrowth: A Vocabulary for a New Era. London: Routledge.

Howlett, R.J., Gabrys, B., Musial-Gabrys, K., Roach, J. (Eds.), 2013. Innovation through Knowledge Transfer 2012, Smart Innovation, Systems and Technologies. Berlin: Springer.

Liu, L., Ramakrishna, S. (eds.) 2021. An Introduction to Circular Economy. Singapore: Springer.

Martins, N. O., 2009. “Ética, Economia e Sustentabilidade” in Prima Facie – Revista de Ética, n.º 3 (2009).

Mooney Smith, L., 2012. Knowledge transfer in higher education: collaboration in the arts and humanities. Hampshire: Palgrave Macmillan.

Rawls, R. 1971. A Theory of Justice. Cambridge. MA.: Harvard University Press.

Sen, A., 1999. Development as Freedom. Oxford: Oxford University Press.

Sen, A. 1987. On Ethics and Economics. London: Blackwell.