Humanidades Digitais para a Sustentabilidade, Desenvolvimento Social e Transferência do Saber

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02042404
Área Científica
Não especificado
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Este módulo terá uma componente teórica lecionada de modo expositivo (c.a. 6 horas) através de webminars de 30 minutes e uma componente prática, através de webminars de 2 horas, de exploração e análise coletiva de casos e plataformas de transferência de conhecimento (c.a. 10 horas).

A avaliação basear-se-á em uma das seguintes opções a selecionar pelo aluno:

a) um breve ensaio de 2000-3000 palavras discutindo os problemas e / ou estratégias apresentadas neste módulo considerando um caso prático identificado pelo aluno.

Ou

b) a elaboração de um breve plano de projeto (c. 2000 palavras) que considere uma instituição geradora de conhecimento e os métodos/estratégias a aplicar para a transferência do mesmo para a comunidade e para a avaliação do seu impacto na mesma.

Resultados de Aprendizagem

No termo da lecionação deste módulo, os estudantes devem ser capazes de:

- Abordar a sustentabilidade e o desenvolvimento a partir de uma perspetiva ética e de justiça social;

- Compreender o contributo das humanidades digitais no combate à desigualdade na educação;

- familiarizar-se com estratégias de transferência de conhecimento, tais como ferramentas open source, plataformas de divulgação e colaboração institucional e colaborativa, entre outras.

- Relacionar os processos de transferência de conhecimento com a gestão de conhecimentos dentro das instituições publicas e privadas.

- Ser capazes de desenvolver uma perspetiva analítica e construtiva relativamente às potencialidades das humanidades para construir pontes entre a produção de conhecimento e o impacto social.

Estágio(s)

Não

Docente(s) responsável(eis)

Nelson Henrique Silva Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
um plano de projeto (c.800-1200 palavras) considerando os métodos / estratégias a serem adotados por uma instituição para a transferência de conhecimento para uma comunidade e a avaliação de seu impacto em relação a uma determinada ideia de pesquisa identificada pelo aluno: 50.0%
Um breve ensaio (c.800-1200 palavras) discutindo os fundamentos teóricos do plano de projeto (alinhado com a primeira parte do curso): 50.0%

Bibliografia

Azeiteiro, U., Davim, J.P., 2020. Higher education and sustainability: opportunities and challenges for achieving sustainable development goals. FL: Taylor & Francis Group.

D’Alisa, Giacomo  et al. (eds.), 2015. Degrowth: A Vocabulary for a New Era. London: Routledge.

Howlett, R.J., Gabrys, B., Musial-Gabrys, K., Roach, J. (Eds.), 2013. Innovation through Knowledge Transfer 2012, Smart Innovation, Systems and Technologies. Berlin: Springer.

Liu, L., Ramakrishna, S. (eds.) 2021. An Introduction to Circular Economy. Singapore: Springer.

Martins, N. O., 2009. “Ética, Economia e Sustentabilidade” in Prima Facie Revista de Ética, n.º 3 (2009).

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