Humanidades Digitais para a Sustentabilidade, Desenvolvimento Social e Transferência do Saber
1
2020-2021
02042404
Não especificado
Inglês
B-learning
2.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Este módulo terá uma componente teórica lecionada de modo expositivo (c.a. 6 horas) através de webminars de 30 minutes e uma componente prática, através de webminars de 2 horas, de exploração e análise coletiva de casos e plataformas de transferência de conhecimento (c.a. 10 horas).
A avaliação basear-se-á em uma das seguintes opções a selecionar pelo aluno:
a) um breve ensaio de 2000-3000 palavras discutindo os problemas e / ou estratégias apresentadas neste módulo considerando um caso prático identificado pelo aluno.
Ou
b) a elaboração de um breve plano de projeto (c. 2000 palavras) que considere uma instituição geradora de conhecimento e os métodos/estratégias a aplicar para a transferência do mesmo para a comunidade e para a avaliação do seu impacto na mesma.
Resultados de Aprendizagem
No termo da lecionação deste módulo, os estudantes devem ser capazes de:
- Abordar a sustentabilidade e o desenvolvimento a partir de uma perspetiva ética e de justiça social;
- Compreender o contributo das humanidades digitais no combate à desigualdade na educação;
- familiarizar-se com estratégias de transferência de conhecimento, tais como ferramentas open source, plataformas de divulgação e colaboração institucional e colaborativa, entre outras.
- Relacionar os processos de transferência de conhecimento com a gestão de conhecimentos dentro das instituições publicas e privadas.
- Ser capazes de desenvolver uma perspetiva analítica e construtiva relativamente às potencialidades das humanidades para construir pontes entre a produção de conhecimento e o impacto social.
Estágio(s)
NãoDocente(s) responsável(eis)
Nelson Henrique Silva Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
um plano de projeto (c.800-1200 palavras) considerando os métodos / estratégias a serem adotados por uma instituição para a transferência de conhecimento para uma comunidade e a avaliação de seu impacto em relação a uma determinada ideia de pesquisa identificada pelo aluno: 50.0%
Um breve ensaio (c.800-1200 palavras) discutindo os fundamentos teóricos do plano de projeto (alinhado com a primeira parte do curso): 50.0%
Bibliografia
Azeiteiro, U., Davim, J.P., 2020. Higher education and sustainability: opportunities and challenges for achieving sustainable development goals. FL: Taylor & Francis Group.
D’Alisa, Giacomo et al. (eds.), 2015. Degrowth: A Vocabulary for a New Era. London: Routledge.
Howlett, R.J., Gabrys, B., Musial-Gabrys, K., Roach, J. (Eds.), 2013. Innovation through Knowledge Transfer 2012, Smart Innovation, Systems and Technologies. Berlin: Springer.
Liu, L., Ramakrishna, S. (eds.) 2021. An Introduction to Circular Economy. Singapore: Springer.
Martins, N. O., 2009. “Ética, Economia e Sustentabilidade” in Prima Facie – Revista de Ética, n.º 3 (2009).
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Rawls, R. 1971. A Theory of Justice. Cambridge. MA.: Harvard University Press.
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