Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042395
Área Científica
Não especificado
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O módulo funciona em b-learning, incluindo sessões síncronas e atividades assíncronas. A metodologia de ensino adotada é salas invertidas, com trabalho assíncrono antes das sessões síncronas. Esta componente de aprendizagem autónoma centra-se na aquisição de conceitos e na identificação de debates a partir da leitura e / ou visualização dos materiais disponibilizados. As sessões síncronas são caracterizadas por uma discussão dos tópicos planejados usando metodologias centradas no aluno. Este módulo envolve a utilização sistemática de tecnologias de comunicação síncrona e assíncrona, bem como de arquivos digitais disponibilizados na plataforma da Universidade.

Classificação: relatório incidindo sobre um dos quatro tópicos escolhidos pelo aluno (podendo o número máximo de relatórios por tópicos ser definido em função do número de alunos.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a importância do capital, tecnologia, educação, contribuições trabalhistas, acesso a bens e serviços essenciais, recursos naturais, direitos humanos e paz para o desenvolvimento sustentável. Além de compreender a relevância do desenvolvimento inclusivo e das migrações na sociedade pós-COVID.

Ser capaz de identificar e utilizar indicadores, quando aplicável, para medir e quantificar os objetivos operacionais habitualmente adotados para avaliar o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Ser capaz de avaliar criticamente as políticas propostas para enfrentar as barreiras ao cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Ser capaz de analisar criticamente o papel das tecnologias digitais na promoção da paz sustentável.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Crescimento e Desenvolvimento Económico

2. Desigualdades geográficas e individuais no acesso a bens e serviços essenciais

3. Desenvolvimento Inclusivo, Migrações e Sociedade Pós-COVID

4. O papel paradoxal da exclusão digital na promoção de uma paz sustentável.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Rita Vieira Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório incidindo sobre um dos quatro tópicos escolhidos pelo aluno (podendo o número máximo de relatórios por tópicos ser definido em função do número de alunos: 100.0%

Bibliografia

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Bastia, T., & Skeldon, R.(Eds.). (2020) Routledge Handbook of Migration and Development. Routledge, London & NY

Acemoglu, D., & Robinson, J.(2012) “Why Nations Fail: The Origins of Power, Prosperity, and Poverty”, Crown Publishers – also in blog (Why Nations Fail - Why Nations Fail by Daron Acemoglu and James Robinson) and audiobook Gapminder Foundation - Gapminder

Land, M. K.; Aronson, J. D. (2020) “Human Rights and Technology: New Challenges for Justice and Accountability” Annual Review of Law and Social Science 16: 223-240

Wade, R.H. 2002) “Bridging the Digital Divide: New Route to Development or New Form of Dependency?” Global Governance 8: 443-466

Wilson, J.; Wilson, H.(2009) “Digital Divide: Impediment to ICT and Peace Building in Developing Countries” American Communication Journal 11(2): 1-9.