Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo
1
2021-2022
02042395
Não especificado
Inglês
B-learning
1.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O módulo funciona em b-learning, incluindo sessões síncronas e atividades assíncronas. A metodologia de ensino adotada é salas invertidas, com trabalho assíncrono antes das sessões síncronas. Esta componente de aprendizagem autónoma centra-se na aquisição de conceitos e na identificação de debates a partir da leitura e / ou visualização dos materiais disponibilizados. As sessões síncronas são caracterizadas por uma discussão dos tópicos planejados usando metodologias centradas no aluno. Este módulo envolve a utilização sistemática de tecnologias de comunicação síncrona e assíncrona, bem como de arquivos digitais disponibilizados na plataforma da Universidade.
Classificação: relatório incidindo sobre um dos quatro tópicos escolhidos pelo aluno (podendo o número máximo de relatórios por tópicos ser definido em função do número de alunos.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a importância do capital, tecnologia, educação, contribuições trabalhistas, acesso a bens e serviços essenciais, recursos naturais, direitos humanos e paz para o desenvolvimento sustentável. Além de compreender a relevância do desenvolvimento inclusivo e das migrações na sociedade pós-COVID.
Ser capaz de identificar e utilizar indicadores, quando aplicável, para medir e quantificar os objetivos operacionais habitualmente adotados para avaliar o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Ser capaz de avaliar criticamente as políticas propostas para enfrentar as barreiras ao cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Ser capaz de analisar criticamente o papel das tecnologias digitais na promoção da paz sustentável.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Crescimento e Desenvolvimento Económico
2. Desigualdades geográficas e individuais no acesso a bens e serviços essenciais
3. Desenvolvimento Inclusivo, Migrações e Sociedade Pós-COVID
4. O papel paradoxal da exclusão digital na promoção de uma paz sustentável.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rita Vieira Martins
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório incidindo sobre um dos quatro tópicos escolhidos pelo aluno (podendo o número máximo de relatórios por tópicos ser definido em função do número de alunos: 100.0%
Bibliografia
Baptista, I. & Marlier, E.(2020) Access to essential services for people on low incomes in Europe. An analysis of policies in 35 countries, European Social Policy Network (ESPN), Brussels: EC
Bastia, T., & Skeldon, R.(Eds.). (2020) Routledge Handbook of Migration and Development. Routledge, London & NY
Acemoglu, D., & Robinson, J.(2012) “Why Nations Fail: The Origins of Power, Prosperity, and Poverty”, Crown Publishers – also in blog (Why Nations Fail - Why Nations Fail by Daron Acemoglu and James Robinson) and audiobook Gapminder Foundation - Gapminder
Land, M. K.; Aronson, J. D. (2020) “Human Rights and Technology: New Challenges for Justice and Accountability” Annual Review of Law and Social Science 16: 223-240
Wade, R.H. 2002) “Bridging the Digital Divide: New Route to Development or New Form of Dependency?” Global Governance 8: 443-466
Wilson, J.; Wilson, H.(2009) “Digital Divide: Impediment to ICT and Peace Building in Developing Countries” American Communication Journal 11(2): 1-9.