Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02042395
Área Científica
Não especificado
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O módulo funciona em b-learning, incluindo sessões síncronas e atividades assíncronas. A metodologia de ensino adotada é salas invertidas, com trabalho assíncrono antes das sessões síncronas. Esta componente de aprendizagem autónoma centra-se na aquisição de conceitos e na identificação de debates a partir da leitura e / ou visualização dos materiais disponibilizados. As sessões síncronas são caracterizadas por uma discussão dos tópicos planejados usando metodologias centradas no aluno. Este módulo envolve a utilização sistemática de tecnologias de comunicação síncrona e assíncrona, bem como de arquivos digitais disponibilizados na plataforma da Universidade.

Classificação: relatório incidindo sobre um dos quatro tópicos escolhidos pelo aluno (podendo o número máximo de relatórios por tópicos ser definido em função do número de alunos.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a importância do capital, tecnologia, educação, contribuições trabalhistas, acesso a bens e serviços essenciais, recursos naturais, direitos humanos e paz para o desenvolvimento sustentável. Além de compreender a relevância do desenvolvimento inclusivo e das migrações na sociedade pós-COVID.

Ser capaz de identificar e utilizar indicadores, quando aplicável, para medir e quantificar os objetivos operacionais habitualmente adotados para avaliar o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Ser capaz de avaliar criticamente as políticas propostas para enfrentar as barreiras ao cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Ser capaz de analisar criticamente o papel das tecnologias digitais na promoção da paz sustentável.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Crescimento e Desenvolvimento Económico

2. Desigualdades geográficas e individuais no acesso a bens e serviços essenciais

3. Desenvolvimento Inclusivo, Migrações e Sociedade Pós-COVID

4. O papel paradoxal da exclusão digital na promoção de uma paz sustentável.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório incidindo sobre um dos quatro tópicos escolhidos pelo aluno (podendo o número máximo de relatórios por tópicos ser definido em função do número de alunos: 100.0%

Bibliografia

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Acemoglu, D., & Robinson, J.(2012) “Why Nations Fail: The Origins of Power, Prosperity, and Poverty”, Crown Publishers – also in blog (Why Nations Fail - Why Nations Fail by Daron Acemoglu and James Robinson) and audiobook Gapminder Foundation - Gapminder

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