Intelligence Analytics para a Sustentabilidade Empresarial
1
2020-2021
02042378
Não especificado
Inglês
B-learning
1.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Ensino: Exposição dos temas e discussão em sala com a turma.
Avaliação: trabalho individual sobre o tema da unidade curricular.
Resultados de Aprendizagem
- Apontar as principais motivações para melhorar a sustentabilidade empresarial.
- Compreender os indicadores utilizados para aferir a sustentabilidade das organizações e como os reportar.
- Compreender os conceitos de business intelligence and analytics (BI&A) e identificar os -principais componentes de uma arquitetura de BI&A
- Compreender o impacto de novas tendências tecnológicas em data analytics
- Identificar oportunidades e desafios da digitalização.
- Formular propostas de valor e modelos de negócio inovadores.
- Compreender e aplicar algumas das principais ferramentas e modelos de suporte a uma gestão mais sustentável e à aplicação da lógica de economia circular, tanto em empresas individuais como em cadeias de abastecimento.
Estágio(s)
NãoPrograma
Empresas sustentáveis: desafios, oportunidades, aferição e reporte.
Melhorar a sustentabilidade das empresas: modelos de negócio, cadeias de abastecimento e economia circular.
Business Intelligence and Analytics.
Desafios e oportunidades da digitalização para as empresas.
Docente(s) responsável(eis)
Luís Miguel Cândido Dias
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho individual sobre o tema da unidade curricular: 100.0%
Bibliografia
Turban, Efraim, Carol Pollard, and Gregory Wood. Information Technology for Management: On-demand Strategies for Performance, Growth and Sustainability. John Wiley & Sons, 2018.
Rainey, David L. Sustainable Business Development: Inventing the Future through Strategy, Innovation, and Leadership. Cambridge University Press, 2006.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernada, G, Smith, A. (latest edition). Value Proposition Design. Wiley.
Osterwalder, A., Pigneur, Y. (latest edition). Business Model Generation. Wiley.
Aagaard, Annabeth. Sustainable Business Models: Innovation, Implementation and Success, Palgrave Macmillan, 2019.
Roberta De Angelis. Business Models in the Circular Economy: Concepts, Examples and Theory, (Ed), Palgrave, 2018.
Articles, norms, and other texts given by the instructors | Artigos, normas e outros textos facultados pelos docentes.