Intelligence Analytics para a Sustentabilidade Empresarial

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02042378
Área Científica
Não especificado
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
1.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Ensino: Exposição dos temas e discussão em sala com a turma.

Avaliação: trabalho individual sobre o tema da unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

- Apontar as principais motivações para melhorar a sustentabilidade empresarial.

- Compreender os indicadores utilizados para aferir a sustentabilidade das organizações e como os reportar.

- Compreender os conceitos de business intelligence and analytics (BI&A) e identificar os -principais componentes de uma arquitetura de BI&A

- Compreender o impacto de novas tendências tecnológicas em data analytics

- Identificar oportunidades e desafios da digitalização.

- Formular propostas de valor e modelos de negócio inovadores.

- Compreender e aplicar algumas das principais ferramentas e modelos de suporte a uma gestão mais sustentável e à aplicação da lógica de economia circular, tanto  em empresas individuais como em cadeias de abastecimento.

Estágio(s)

Não

Programa

Empresas sustentáveis: desafios, oportunidades, aferição e reporte.

Melhorar a sustentabilidade das empresas: modelos de negócio, cadeias de abastecimento e economia circular.

Business Intelligence and Analytics.

Desafios e oportunidades da digitalização para as empresas. 

Docente(s) responsável(eis)

Luís Miguel Cândido Dias

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho individual sobre o tema da unidade curricular: 100.0%

Bibliografia

Turban, Efraim, Carol Pollard, and Gregory Wood. Information Technology for Management: On-demand Strategies for Performance, Growth and Sustainability. John Wiley & Sons, 2018.

Rainey, David L. Sustainable Business Development: Inventing the Future through Strategy, Innovation, and Leadership. Cambridge University Press, 2006.

Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernada, G, Smith, A. (latest edition). Value Proposition Design. Wiley.

Osterwalder, A., Pigneur, Y. (latest edition). Business Model Generation. Wiley.

Aagaard, Annabeth. Sustainable Business Models: Innovation, Implementation and Success, Palgrave Macmillan, 2019.

Roberta De Angelis. Business Models in the Circular Economy: Concepts, Examples and Theory, (Ed), Palgrave, 2018.

Articles, norms, and other texts given by the instructors | Artigos, normas e outros textos facultados pelos docentes.