Teoria macro e microeconómica
0
2022-2023
02005152
Gestão
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os pré-requisitos desta disciplina são os correspondentes à candidatura ao curso de Mestrado CMM.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino das aulas teóricas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina.
As aulas teóricas são apoiadas em apresentações e na bibliografia, com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade para discutir os conceitos e assuntos mais complexos. Pontualmente os alunos são convidados a assistir a palestras de cientistas convidados. As aulas tutoriais (22,5 horas) serão para esclarecimento de dúvidas e para apoiar na elaboração do projecto final.
Resultados de Aprendizagem
Descritores de Dublin
1. Conhecimento e Capacidade de compreensão
1.1. Compreensão e utilização de conceitos dos fundamentos teóricos para estruturas de pontes
1.2. Compreender a estrutura da disciplina e a ligação com outras.
1.3. Capacidade de sintetizar a informação
2. Aplicação de Conhecimentos e Compreensão
2.1. Aplicar conhecimentos na resolução de problemas em situações novas
3. Realização de julgamento/tomada de decisão
3.1. Saber interpretar dados, fundamentar e argumentar oralmente e por escrito determinadas decisões
4. Comunicação
4.1. Compreender e saber utilizar as fontes de informação. Capacidade para pesquisar e utilizar bibliografia
4.2. Saber transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos, mesmo para o público não especialista
5. Competências de auto-aprendizagem
5.1. Capacidade para aprender autonomamente ao longo da vida.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução à Economia: Conceitos básicos.
Microeconomia:
Oferta, procura e equilíbrio de mercado. Produção e custos de produção. Factores fixos e variáveis da produção. Estruturas de mercado aplicadas ao sector da construção.
Macroeconomia:
Fundamentos teóricos e política macroeconómica. Contabilidade nacional. O mercado de bens e serviços. Análise IS-LM. Inflação. Sector externo. Política fiscal e défice público. Noção de crescimento e desenvolvimento sócio-económico.
Caso de estudo.
Métodos de Avaliação
Contínua
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Samuelson, P.A and Nordhaus, W.D. – Economics, 18th edition, McGraw-Hill, International Edition, 2005.