Media, Comunicação Política e Relações Internacionais

Ano
3
Ano lectivo
2024-2025
Código
01019504
Área Científica
Ciência Política — Relações Internacionais
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Noções gerais de política internacional. Capacidade de compreender e de se expressar de forma competente em língua Inglesa. 

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas combinam uma primeira parte expositiva acompanhada de recursos multimédia  alusivos à matéria da aula e uma segunda parte dedicada à discussão de textos e estudos de caso. Os/as alunos/as devem preparar a discussão dos textos, vídeos ou outros materiais identificados como sendo objeto de discussão em contexto de sala de aula. Algumas aulas terão uma componente prática mais acentuada, estando estas sessões indicadas como “Oficinas” na calendarização do programa. 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo dar a conhecer e problematizar a articulação entre media e relações internacionais através do olhar e da prática da comunicação política em contextos mediáticos. Pretende fornecer as bases teóricas e conceptuais fundamentais da comunicação política nas relações internacionais contemporâneas e fomentar perspectivas críticas face aos diferentes processos, agências e contextos (visíveis e invisibilizados; formais e informais) através dos quais a comunicação política no contexto das relações internacionais de hoje se desenvolve. Esta unidade curricular associa à componente teórico-analítica o desenvolvimento de competências práticas de comunicação política.

Estágio(s)

Não

Programa

 1.Introdução à comunicação política na esfera internacional

1.2Entendimentos de “político”, “internacional”, “media”, “comunicação política”

1.3.Conceitos e perspectivas teóricas fundamentais

2.Contextos que modelam a comunicação política

2.1.(Des)ordem informativa

2.2Sistemas mediáticos e políticos

2.3.Mass media e media digitais

2.4.Informação, entretenimento e soft news

3.Processos de construção política de narrativas, crenças e perfis

3.1.Uso estratégico de linguagem

3.2.Estratégias de disseminação

4.Atores, dinâmicas e linguagens

4.1.Estados

4.2.Organizações internacionais

4.3.Movimentos sociais

4.4. ONGs

4.5 Arte, música e cinema

5. Estudos de caso temáticos

5.1.Fake news, bots e propaganda computacional

5.2.Extrema-direita, masculinidades e #metoo

5.3.“Guerra Contra o Terrorismo”: micro e macro narrativas

5.4. Justiça climática e representações políticas e mediáticas

6. Desafios à comunicação política nas relações internacionais. 

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Akinson, J.D. (2011), Alternative Media and politics of resistance. New York: Peter Lang.

Chadwick, A. (2007), “Digital Network Repertoires and Organizational Hybridity”, Political Communication, 24(3)

Gilboa, E. (2000), "Mass Communication and Diplomacy: A Theoretical Framework", Communication Theory, 10(3).

Howartd, Philip (2020), Lie Machines.Yale University Press.

Kensi, K. & Jamieson, K. H.(2017), The Oxford Handbook of Political Communication. 

LOUW, E. (2005), The Media and Politics Process, London: Sage.

McNair, B. (2011), Introduction to Political Communication, London: Routledge.

Robinson, P. (2002), The CNN Effect: The Myth of News Media, Foreign Policy and Intervention. Routledge.

Ryan, Marie Laure (2004), Narratives across media: The Languages of storytelling. University of Nebraska Press.

Scheufele, D. A., & Tewksbury, D. (2007), “Framing, agenda-setting, and priming: The evolution of three media effects models”. Journal of Communication, 57.