Media, Comunicação Política e Relações Internacionais
3
2024-2025
01019504
Ciência Política — Relações Internacionais
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Noções gerais de política internacional. Capacidade de compreender e de se expressar de forma competente em língua Inglesa.
Métodos de Ensino
As aulas teórico-práticas combinam uma primeira parte expositiva acompanhada de recursos multimédia alusivos à matéria da aula e uma segunda parte dedicada à discussão de textos e estudos de caso. Os/as alunos/as devem preparar a discussão dos textos, vídeos ou outros materiais identificados como sendo objeto de discussão em contexto de sala de aula. Algumas aulas terão uma componente prática mais acentuada, estando estas sessões indicadas como “Oficinas” na calendarização do programa.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo dar a conhecer e problematizar a articulação entre media e relações internacionais através do olhar e da prática da comunicação política em contextos mediáticos. Pretende fornecer as bases teóricas e conceptuais fundamentais da comunicação política nas relações internacionais contemporâneas e fomentar perspectivas críticas face aos diferentes processos, agências e contextos (visíveis e invisibilizados; formais e informais) através dos quais a comunicação política no contexto das relações internacionais de hoje se desenvolve. Esta unidade curricular associa à componente teórico-analítica o desenvolvimento de competências práticas de comunicação política.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Introdução à comunicação política na esfera internacional
1.2Entendimentos de “político”, “internacional”, “media”, “comunicação política”
1.3.Conceitos e perspectivas teóricas fundamentais
2.Contextos que modelam a comunicação política
2.1.(Des)ordem informativa
2.2Sistemas mediáticos e políticos
2.3.Mass media e media digitais
2.4.Informação, entretenimento e soft news
3.Processos de construção política de narrativas, crenças e perfis
3.1.Uso estratégico de linguagem
3.2.Estratégias de disseminação
4.Atores, dinâmicas e linguagens
4.1.Estados
4.2.Organizações internacionais
4.3.Movimentos sociais
4.4. ONGs
4.5 Arte, música e cinema
5. Estudos de caso temáticos
5.1.Fake news, bots e propaganda computacional
5.2.Extrema-direita, masculinidades e #metoo
5.3.“Guerra Contra o Terrorismo”: micro e macro narrativas
5.4. Justiça climática e representações políticas e mediáticas
6. Desafios à comunicação política nas relações internacionais.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Akinson, J.D. (2011), Alternative Media and politics of resistance. New York: Peter Lang.
Chadwick, A. (2007), “Digital Network Repertoires and Organizational Hybridity”, Political Communication, 24(3)
Gilboa, E. (2000), "Mass Communication and Diplomacy: A Theoretical Framework", Communication Theory, 10(3).
Howartd, Philip (2020), Lie Machines.Yale University Press.
Kensi, K. & Jamieson, K. H.(2017), The Oxford Handbook of Political Communication.
LOUW, E. (2005), The Media and Politics Process, London: Sage.
McNair, B. (2011), Introduction to Political Communication, London: Routledge.
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Ryan, Marie Laure (2004), Narratives across media: The Languages of storytelling. University of Nebraska Press.
Scheufele, D. A., & Tewksbury, D. (2007), “Framing, agenda-setting, and priming: The evolution of three media effects models”. Journal of Communication, 57.