Gestão da Qualidade e Certificação

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02005137
Área Científica
Tecnologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os pré-requisitos desta disciplina são os correspondentes à candidatura ao curso de Mestrado CMM.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino das aulas teóricas têm como objectivo a aprendizagem global da disciplina.As aulas teóricas são apoiadas em apresentações e na bibliografia, com o apoio de meios audiovisuais. Há oportunidade para discutir os conceitos e assuntos mais avançados. Pontualmente os alunos são convidados a assistir a palestras de cientistas convidados. As aulas tutoriais (37,5 horas) serão para esclarecimento de dúvidas e para apoiar na elaboração do projecto final.

Resultados de Aprendizagem

Descritores de Dublin

1. Conhecimento e Capacidade de compreensão

1.1. Compreensão e utilização de conceitos dos fundamentos teóricos para estruturas de pontes

1.2. Compreender a estrutura da disciplina e a ligação com outras.

1.3. Capacidade de sintetizar a informação

2. Aplicação de Conhecimentos e Compreensão

2.1. Aplicar conhecimentos na resolução de problemas em situações novas

3. Realização de julgamento/tomada de decisão

3.1. Saber interpretar dados, fundamentar e argumentar oralmente e por escrito determinadas decisões

4. Comunicação

4.1. Compreender e saber utilizar as fontes de informação. Capacidade para pesquisar e utilizar bibliografia

4.2. Saber transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos, mesmo para o público não especialista

5. Competências de auto-aprendizagem

5.1. Capacidade para aprender autonomamente ao longo da vida.

Estágio(s)

Não

Programa

Controle de qualidade e Certificação.

Instrumentação: Transdutores de sinal dinâmico, medição de deslocamentos, velocidade e aceleração. Análise de sinal por transformação rápida de Fourier. Erros de medida e de análise. Técnicas de identificação de parâmetros modais.

Métodos de Avaliação

Contínua
Exame: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

ISO 9000 – International Standards Organization