Análise de Redes Sociais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042255
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, apelando fortemente à participação dos/as estudantes. A docente procede à sistematização teórica e apresentação das problemáticas e temas do programa, promovendo o debate em torno da bibliografia indicada para cada ponto do programa. Estimula-se a participação dos/as estudantes, dos quais se espera a apresentação de materiais e problemas de diferentes tipos para discussão nas aulas, permitindo a aplicação prática das problemáticas discutidas. 

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular Análise de Redes Sociais apresenta os principais conceitos e modelos teórico-analíticos da teoria das redes, discutindo a sua importância para a construção de um conhecimento interdisciplinar e para uma (re)atualização conceptual no interior da teoria sociológica. A unidade curricular pretende articular a discussão teórica com a aprendizagem metodológica, fornecendo instrumentos operacionais para a compreensão do funcionamento reticular dos atores sociais e o mapeamento das redes sociais. Pretende-se que a unidade curricular possibilite aos/às estudantes: a) a familiarização com conceitos e modelos da teoria das redes; b) a aprendizagem de metodologias e instrumentos de análise para o mapeamento das redes sociais; c) a avaliação de problemas relacionados com a recolha e fiabilidade dos dados de redes; d) a identificação de diferentes tipos de redes; e) a compreensão do funcionamento reticular dos atores sociais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de rede

1.1. Tradições e disciplinas

1.2. Da metáfora à teoria: uma “nova ciência das redes”

2. Princípios e aplicações da análise de redes sociais

2.1. Atributos, díades, grupos, relações e redes

2.2. Temas e contextos

2.3. O mundo é mesmo pequeno?

2.4. Sociologia e redes sociais

3. Métodos e técnicas para a análise de redes

3.1. Tipos de laços e tipos de redes

3.2. Metodologias para o desenho de rede

3.3. O uso de software para o mapeamento de redes

4. Redes sociais on-line

4.1. A relação on-line/off-line

4.2. Comunidades virtuais

5. Redes Sociais e Capital Social

5.1. Bourdieu, Coleman, Putnam e Lin

5.2.  Uma teoria crítica do capital social.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Castells, Manuel (2002), A Sociedade em Rede, 4ª Ed., Vol. I, Lisboa, Gulbenkian.

Kadushin, Charles (2012), Understanding Social Networks. Theories, Concepts and Findings, Oxford, Oxford University Press.

Lin, Nan; Cook, Karen; Burt, Ronald S. (Eds.) (2001), Social Capital. Theory and Research, New York, Aldine de Gruyter.

Portugal, Sílvia (2014), Família e Redes Sociais. Ligações fortes na produção de bem-estar, Coimbra, Almedina.

Rainie, Lee; Wellman, Barry (2014), Networked: The New Social Operating System, MIT Press.

Recuero, Raquel (2009), Redes sociais na internet, Porti Alegre, Sulina.

Wasserman, Stanley; Faust, Katherine (1999), Social Network Analysis. Methods and Applications, Cambridge, Cambridge University Press.

Watts, Duncan J. (2003), Six Degrees. The Science of a Connected Age, New York, W. W. Norton & Company.

Wellman, Barry; Berkowitz, S. D. (eds.) (1991), Social Structures. A Network Approach, Cambridge, Cambridge University Press.