Quotidiano e Identidades

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01019452
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Nas aulas, proceder-se-á à apresentação e sistematização dos conteúdos da unidade curricular, bem como ao debate coletivo em torno da bibliografia do programa. Além dos textos de leitura obrigatória, serão utilizados outros materiais, como, por exemplo, textos da imprensa, vídeos, documentários, imagens, dados estatísticos e materiais de natureza artística, sempre que estes últimos ganhem relevo enquanto relatos da vida social quotidiana e/ou de dinâmicas identitárias. É, nesta lógica, aliás, que os/as estudantes farão apresentações nas aulas a partir de um objeto ou imagem por si trazidos. 

Resultados de Aprendizagem

Objetivos

a) familiarização com os quadros teóricos interpretativos da vida quotidiana e das identidades; b) compreensão das principais dinâmicas referentes à vida doméstica e às dimensões de corporeidade, sensorialidade e emocionalidade da vida social; c) avaliação dos modos pelos quais as dinâmicas quotidianas e identitárias se encontram marcadas pela historicidade, por diversas formas de poder e lógicas (trans)nacionais; d) compreender os modos como, na contemporaneidade, o quotidiano e as identidades se relacionam com processos culturais, profissionais e urbanos.

Competências

a) discutir criticamente e aplicar os elementos de cariz teórico na abordagem de fenómenos e processos referentes a dinâmicas quotidianas e identitárias; b) explicar os modos pelos quais o conhecimento do quotidiano e das identidades permite problematizar a dicotomia público/privado; c) explicar e relacionar dinâmicas quotidianas e identitárias referentes a múltiplas dimensões e esferas da vida social.   

Estágio(s)

Não

Programa

1) O quotidiano e as identidades: teorias, temas e problemáticas sociológicas; 2) As fronteiras da vida privada e o seu questionamento: 2.1) Domesticidade, formas de habitar e mudança social; 2.2 Corpo, emoções, experiência sensorial e sociedade; 3) Vida quotidiana e identidades - historicidade, formas de poder e trajetos (trans)nacionais: 3.1) O processo civilizacional; 3.2) poderes e práticas de resistência; 3.3) diversidade cultural e dinâmicas de desterritorialização e de reterritorialização; 3.4) identidades nacionais e cosmopolitismo - discursos, representações e práticas; 4) Os espaços, os tempos e os significados sociais da cultura, do trabalho e do lazer nas sociedades contemporâneas: 4.1) Arte, cidade e tribos urbanas; 4.2) Experiências profissionais, precariedade e trajetórias pessoais; 4.3) Consumo, estilos de vida e cultura material na vida de todos os dias.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Almeida, A. N. de (coord.), 2011, História da vida privada em Portugal: Os Nossos Dias. Lisboa, Círculo de Leitores.

Appadurai, A., 2004, Dimensões culturais da globalização. Lisboa, Teorema.

Castells, M, 2003, O poder da identidade. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

De Certeau, M., 2014, A invenção do cotidiano. vol.1, Petrópolis, Vozes.

Elias, N., 1990, O Processo civilizacional. 2ºv. Lisboa, D. Quixote.

Elliott, A. (ed.), 2019, Routledge Handbook of Identity Studies. 2ª ed., London, Routledge.

Giddens, A., 1994, Modernidade e identidade pessoal. Oeiras, Celta.

Goffman, E., 1993, A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa, Relógio D’Água.

Jacobsen, M. H. (ed.), 2009, Encountering The Everyday: An Introduction to the Sociologies of the Unnoticed. New York, Palgrave.

Maffesoli, M., 2001, O eterno instante – o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. Lisboa, Instituto Piaget.

Pais, J. M., 2015, Sociologia da Vida Quotidiana. Lisboa, ICS.