Criação, Arte e Cultura
3
2021-2022
01019448
Sociologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas, compostas de uma parte expositiva, da responsabilidade da/o docente, complementada com a participação das/os alunas/os, sendo valorizada a aplicação dos conceitos apreendidos a exemplo concretos da realidade atual e a projetos de investigação em curso. O principal objetivo é desenvolver nas/os alunas/os uma capacidade de interpretação autónoma e refletida dos textos das autoras e dos autores, contextualizando-os na época e nos debates coevos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo principal: familiarização das/os estudantes com os conceitos de cultura, arte e criação; compreensão das diferenças e dos cruzamentos conceptuais existentes entre esses conceitos, bem como os quadros teóricos da sociologia com que se articulam;
Objetivos secundários: conhecer e compreender os principais eixos de discussão sobre a cultura, a arte e a criação que marcam as sociedades contemporâneas e os universos da sociologia da arte e da cultura actuais, bem como a forma como esses se atualizam no contexto da sociedade portuguesa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Do conceito de cultura aos conceitos de arte e de criação;
2. A produção da cultura: bens culturais e obras de arte; universos da arte; indústrias culturais/ indústrias criativas; redes e organizações não lucrativas; criadoras/es, artistas, mediadoras/es e carreiras;
3. Consumos de arte e cultura: recepção, práticas e públicos;
4. Paradigmas sobre a cultura e a arte: campos, mundos, mercados;
5. Relações entre criação/arte/cultura e sociedade - questões transversais:desigualdades, género, ....
6. Reconfigurações contemporâneas - criação e criatividade; artificação; cocriação;
7. A criação, a arte e a cultura no Portugal contemporâneo
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Alexander, V. D. et. al. (Eds), 2018, Art and the Challenge of Markets. Cham: Palgrave Macmillan.
Alexander, V. D., 2011, Sociology of the Arts. Exploring fine and popular forms. Oxford: Blackwell.
Becker, H., 2010, Mundos da arte. Lisboa: Livros Horizonte.
Bourdieu, P., 1996, As regras da arte. Lisboa: Presença.
Crane, D., 1992, The production of culture. Newbury Park, Londres e Nova Deli: Sage.
Guerra, P. e Costa, P., 2016, Redefining Art Worlds in the Late Modernity. Porto: FLUP.
Hanquinet, L. e Savage, M. (Eds), 2016, Routledge International Handbook of the Sociology of Art and Culture. Nova York: Routledge.
Heinich, N. 2008, Sociologia da arte. Bauru, São Paulo: EDUSC.
Moulin, R., 2007, O Mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk.
Santos, M. L. L.; Pais, J. M., 2010, Novos trilhos culturais. Práticas e Políticas. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Zolberg, V. L., 1997, Constructing a Sociology of the Arts. Cambridge: Cambridge University Press.