Comunicação e Media

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01019426
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

A unidade curricular não tem pré-requisitos. 

Métodos de Ensino

A unidade curricular funcionará com uma parte expositiva de abordagem das teorias e dos métodos relacionados com a comunicação social e as redes sociais, e com uma parte de participação dos/as estudantes na análise em sala de casos práticos e de exercícios relacionados com as diferentes componentes analíticas em estudo.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer os quadros teóricos e os métodos de análise sobre os fenómenos da comunicação social e da informação nas sociedades contemporâneas. Propõe-se dar especial ênfase às perspectivas sociológicas sobre esses fenómenos, nomeadamente às lógicas institucionais, às origens e trajectórias dos jornalistas e à dinâmica das audiências. O objectivo central é desenvolver nos estudantes uma capacidade crítica quanto à produção, difusão e receção da informação. Também será abordada a distinção entre comunicação social e redes sociais virtuais, com análise do impacto destas últimas na construção do espaço público. Assume especial relevância o conceito de pós-verdade e a centralidade das redes sociais virtuais na performatividade das identidades pessoais e coletivas.O caso português será o núcleo central das análises concretas a realizar.     

Estágio(s)

Não

Programa

1. As notícias como conhecimento público.

2. História dos meios de comunicação social.

3. Teorias sobre a relação entre os meios de comunicação social e a sociedade.

4. Métodos de análise dos media: A Análise Crítica do Discurso.

5. Os produtores de informação.

6. As audiências e os efeitos dos media.

7. Media e as políticas reguladoras.

8. As redes sociais virtuais.

9. Redes sociais virtuais e a produção do espaço público: pós-verdade e a questão política.

10. Redes sociais virtuais e as identidades performativas.

11. Os meios de comunicação social e as redes sociais em Portugal.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

BOYD, DANAH (2015), É complicado. As vidas sociais dos adolescentes em rede. Lisboa: Relógio d' Água

CARPENTIER, N. (2017), Media e participação. Porto: Media XXI.

ESTEVES, J. P. (2011), Sociologia da comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

MARTINS, M. L. (2018), A linguagem, a verdade e o poder. Vila Nova de Famalicão: Edições Humus.

VAN DIJK, T. (2018), Discurso, notícia e ideologia. Estudos na análise crítica do discurso. Vila Nova de Famalicão: Edições Humus.