Comunicação e Media
3
2021-2022
01019426
Sociologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
A unidade curricular não tem pré-requisitos.
Métodos de Ensino
A unidade curricular funcionará com uma parte expositiva de abordagem das teorias e dos métodos relacionados com a comunicação social e as redes sociais, e com uma parte de participação dos/as estudantes na análise em sala de casos práticos e de exercícios relacionados com as diferentes componentes analíticas em estudo.
Resultados de Aprendizagem
Fornecer os quadros teóricos e os métodos de análise sobre os fenómenos da comunicação social e da informação nas sociedades contemporâneas. Propõe-se dar especial ênfase às perspectivas sociológicas sobre esses fenómenos, nomeadamente às lógicas institucionais, às origens e trajectórias dos jornalistas e à dinâmica das audiências. O objectivo central é desenvolver nos estudantes uma capacidade crítica quanto à produção, difusão e receção da informação. Também será abordada a distinção entre comunicação social e redes sociais virtuais, com análise do impacto destas últimas na construção do espaço público. Assume especial relevância o conceito de pós-verdade e a centralidade das redes sociais virtuais na performatividade das identidades pessoais e coletivas.O caso português será o núcleo central das análises concretas a realizar.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. As notícias como conhecimento público.
2. História dos meios de comunicação social.
3. Teorias sobre a relação entre os meios de comunicação social e a sociedade.
4. Métodos de análise dos media: A Análise Crítica do Discurso.
5. Os produtores de informação.
6. As audiências e os efeitos dos media.
7. Media e as políticas reguladoras.
8. As redes sociais virtuais.
9. Redes sociais virtuais e a produção do espaço público: pós-verdade e a questão política.
10. Redes sociais virtuais e as identidades performativas.
11. Os meios de comunicação social e as redes sociais em Portugal.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
BOYD, DANAH (2015), É complicado. As vidas sociais dos adolescentes em rede. Lisboa: Relógio d' Água
CARPENTIER, N. (2017), Media e participação. Porto: Media XXI.
ESTEVES, J. P. (2011), Sociologia da comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
MARTINS, M. L. (2018), A linguagem, a verdade e o poder. Vila Nova de Famalicão: Edições Humus.
VAN DIJK, T. (2018), Discurso, notícia e ideologia. Estudos na análise crítica do discurso. Vila Nova de Famalicão: Edições Humus.