Sociologia da Criminalidade

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01019415
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular pretende promover a participação ativa dos/as alunos/as nas aulas e um olhar crítico sobre os fenómenos e políticas criminais na sociedade. O modelo das aulas compreende uma apresentação inicial do tema a cargo do docente, seguida de debate com apresentação, pelos alunos, de bibliografia previamente selecionada e distribuída. A participação dos alunos é estimulada como uma condição do desenvolvimento da sua autonomia, das suas competências analíticas e comunicacionais. A UC funciona em sessões regulares dirigidas pelo/a docente responsável.     

Resultados de Aprendizagem

Objetivos gerais

Esta unidade curricular visa fornecer um guia  sistematizado das principais questões abordadas pela sociologia da criminalidade, procurando um diálogo constante entre as teorias clássicas, as teorias contemporâneas e os diálogos interdisciplinares. Procura, ainda, estimular um olhar atento e crítico sobre a realidade empírica contemporânea à escala nacional e global no que diz respeito à criminalidade.

 

Competências genéricas

O/a estudante deverá ser capaz de, no final da aprendizagem, conhecer e aplicar as noções teóricas e metodológicas básicas necessárias à análise sociológica do crime; analisar as implicações político-criminais dos fenómenos sociais; e ter competências para desenvolver uma abordagem crítica dos usos sociais e

políticos dos discursos e práticas desenvolvidos em torno da criminalidade, insegurança e violência  

Estágio(s)

Não

Programa

São propostos quatro grandes temas:

1. O crime como objeto da sociologia: a definição sociológica de crime; o crime como construção social; teorias sociológicas clássicas do crime; teorias sociológicas comtemporâneas sobre crime.

2. Crime e interseccionalidade: analisar sociologicamente a construção social da vítima e do/a criminoso/a; criminologia feminista; criminologia queer; estudos étnicos e crime.

3. Políticas criminais: análise crítica sobre o papel da sociedade, da biologia e do direito na prevenção e repressão do crime; as penas e o sistema prisional; a delinquência juvenil.

4. Crime, Violência e insegurança num mundo global: insegurança individual e coletiva; estado de exceção; violência, (de)colonialidade e direitos humanos.   

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Daly, Kathleen; Chesney-Lind, Meda (1988), “Feminism and criminology”, Justice Quarterly, 5 (4): 497-538.

Foucault, Michel (2013), Vigiar e Punir, Lisboa: Edições 70.

Gottfredson, M., Hirshi, T. (1990), A general theory of crime, Stanford, Stanford University Press.

Karstedt, Susanne; Bussman, Kai (2000) (ed.), Social dynamics of crime and control : new theories for a world in transition, Oxford, Hart.

Machado, Carla (2004), Crime e insegurança. Discursos do medo e imagens do outro, Lisboa, Editorial Notícias.  

 Randall, Kennedy (2012), Race, Crime, and the Law. New York: vintage books.

Smart, Carol (1995), Law, crime and sexuality: essays in feminism, Londres, Sage.

 Vold, George (2002), Theoretical criminology, Oxford, Oxford University Press.

Woods, Jordan Blair. (2014b)."‘Queering Criminology’: Overview of the State of the Field". In Dana Peterson; Vanessa R. Panfil (Eds.), Handbook of LGBT Communities. Crime and Justice. New York: Springer, 15-41.