Cidades, espaço e vida urbana

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01019390
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A unidade curricular é lecionada em aulas teórico-práticas de exposição, discussão e aprofundamento concetual dos eixos programáticos. As aulas desenvolvem os conteúdos do programa e promovem a discussão coletiva através da disponibilização para leitura de um conjunto de textos sociológicos e de outras ciências sociais. Algumas aulas contarão com a presença de oradores/as convidados/as. É encorajada a apresentação de temas pelos/as alunos/as em articulação com a docente.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa problematizar, num primeiro momento, a evolução histórica da relação entre espaço rural e urbano para enquadrar e debater os processos de transformação social, económica e territorial, com destaque para as principais transformações ocorridas nas cidades contemporâneas.

Os/as alunos/as devem ser capazes de: a) conhecer a história da urbanização mundial, saber definir “cidade”, problematizar “cidade e metrópole” e caracterizar ritmos urbanos e culturas urbanas; b) referenciar e discutir as atuais problemáticas sociológicas da urbanidade; c) discutir o fim das dicotomias e polarizações: urbano-rural, setor-território.

Estágio(s)

Não

Programa

Caracterização das dinâmicas e transformações ocorridas nas cidades contemporâneas.

A unidade curricular parte da análise das transformações do espaço rural, analisa os processos de redefinição e de reconfiguração que atravessam este espaço social para, posteriormente, conferir destaque à análise das “cidades” enquanto objeto de estudo. Aborda ainda as modernas interações – “urbanidades” - estabelecidas no e com o espaço urbano, com destaque para um conjunto de contextos e disparidades em emergência.

Incide ainda na compreensão dos fenómenos que influenciam as cidades na contemporaneidade, discutindo o conceito de cidade e o fenómeno da internacionalização das cidades. Analisa o papel dos atores sociais e do ativismo urbano na (re)definição de cidade e da vida urbana. 

Docente(s) responsável(eis)

Ana Raquel Borges Barros de Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

CALDEIRA, Teresa (2003), “A implosão da vida pública moderna”, in Caldeira, T., Cidade de Muros: Crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: EDUSP, 301-328.

FORTUNA, Carlos (2020), Cidades e Urbanidades. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

HARVEY, David (2019), Rebel Cities: From the Right to the City to the Urban Revolution. Londres: Verso.

LEFEBVRE, Henri (2008), O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 11-33.

MINGIONE, Enzo; PUGLIESE, Enrico (1987), “A difícil delimitação do ´urbano´ e do ´rural´”, Revista Crítica de Ciências Sociais, 22: 83-99.

SASSEN, Saskia (2002), Global Networks Linked Cities. Nova York: Routledge.

SIEBER, Tim (2008) “As ruas da cidade e sociabilidade pública: Um olhar a partir de Lisboa”, in Cordeiro, Graça I. & Vidal, F., (orgs.), A Rua: Espaço, tempo, sociabilidade. Lisboa: Livros Horizonte, cap. 3.

SIMMEL, Georg (1997), "A metrópole e a vida do espírito", in Carlos Fortuna (org.), Cidade, Cultura e Globalização. Oeiras: Celta, cap.1.