Sociologia das Relações Sociais de Género

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03021366
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Aplicam-se as regras gerais de acesso aos 3º ciclos.

Métodos de Ensino

Para além do método expositivo e interrogativo serão utilizados métodos ativos (como os fóruns e os tribunais de opinião). Nas sessões de trabalho proceder-se-á ao debate de pontos de vista e de estratégias de integração da perspetiva da igualdade de género nos temas selecionados.

A avaliação terá duas componentes: participação dos/as estudantes (iniciativa e qualidade científica das intervenções) e elaboração de um ensaio final sobre tema a acordar com cada estudante.

Resultados de Aprendizagem

No âmbito deste tema de especialização, pretende-se promover e/ou reforçar as competências teóricas e metodológicas avançadas dos/as doutorandos/as no que respeita à integração da perspetiva sociológica das relações sociais de sexo/género nas suas pesquisas.

Pretende-se que as/os participantes:

- adquiram capacidades e competências específicas e conhecimentos aprofundados indispensáveis a uma abordagem sociológica das relações sociais de género;

- ganhem um elevado nível de consciencialização do modo como as relações de género impregnam todas as dimensões da vida social;

- se familiarizem com as teorias e os modelos analíticos para fazer uma “análise de género”;

- sejam capazes de aplicar um largo espectro de teorias para compreender aspetos fundamentais envolvidos nas relações de género e na mudança social;

- expandam competências transferíveis nos campos da comunicação verbal e escrita e da aprendizagem autónoma.

Estágio(s)

Não

Programa

As relações sociais de sexo/género serão abordadas sob diversas perspetivas históricas e teóricas. Começar-se-á com a revisitação dos principais debates teóricos em torno de algumas dicotomias – sexo/género; igualdade/diferença; mainstreaming/empowerment; essencialismo/interseccionalidade; desconstrutivismo/neomaterialismo.

Numa segunda parte da unidade curricular será escrutinado o funcionamento das relações sociais de sexo/género em alguns dos domínios estudados pela sociologia, nomeadamente, a educação, a família, o trabalho e o emprego, a cultura e a política.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

- Bacchi, Carol & Joan Eveline (2010), Mainstreaming Politics: Gendering practices and feminist theory, Univ. of Adelaide Press

- Ferreira, Virgínia (Org.) (2010) A Igualdade de Mulheres e Homens no Trabalho e no Emprego em Portugal: Políticas e Circunstâncias, Lisboa, CITE

- Goertz, Gary & Amy G. Mazur (ed.) (2008), Politics, Gender, and Concepts: theory and methodology, Cambridge, Cambridge UP

- Hackett, Elizabeth & Sally Haslanger (2006), Theorizing Feminisms – a Reader, New YorK/Oxford UP

- Hawkesworth, Mary (2019), Gender and Political Theory - Feminist Reckonings. Polity Press

- Kimmel, Michael S. & Amy Aronson (eds.) (2017), The Gendered Society Reader, the 6th Ed, NY/Oxford UP

- Passos, Ana Helena et al (eds.) (2019) Mulheres e Feminismo(s): Narrativas Contemporâneas, Porto Seguro, BA, Editora Oyá.

- Romero, Mary (2017), Introducing Intersectionality. Polity Press

- Varikas, Eleni (2006), Penser le sexe et le genre, Paris, PUF.