Dissertação

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042223
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Metodologia de Investigação.

Métodos de Ensino

Os estudantes serão expostos a um conjunto de conferencias e aulas pelos professores responsáveis pela coordenação científica do ciclo de estudos, reforçados, eventualmente, pela participação de um investigador convidado externo à FCDEF-UC de modo a garantir o refinamento das ideias de pesquisa, expondo os estudantes à crítica interna e externa. A avaliação culminará com a submissão, apresentação e defesa publica da dissertação. 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem caraterísticas muito particulares no que respeita ao formato de realização. O estudante deve ser capaz de preparar um documento escrito que permita ao leitor, de forma fácil e organizada, perceber a questão geradora do estudo e sua pertinência, o estado da arte, as opções metodológicas e sua adequação, os resultados e o confronto dos mesmos com as expetativas quanto à questão inicial e com o conhecimento entretanto gerado pela comunidade internacional. Será ainda importante a segurança e clareza com que o estudante apresentará e discutirá o seu trabalho aquando do momento de apresentação pública do mesmo. No final,  os estudantes de mestrado supostamente devem ser capazes de submeter um manuscrito para uma revista com revisão por pares.

Estágio(s)

Não

Programa

- Desenvolver uma mensagem central do manuscrito considerando uma mensagem central (20-25 palavras). Tudo no manuscrito deve ser escrito para suportar esta mensagem central, sem progressões para aspectos laterais.

- Definir os materiais e métodos. Sucintamente a população e a amostra, o método de amostragem que empregam, os materiais utilizados, e mais importante, os métodos para a replicação do estudo por um possível leitor.

- Resumir a pergunta e problema. O que já era conhecido antes de começarem o estudo? Devem listar os principais pontos relativos à pergunta e problema.

- Definir as principais conclusões e resultados. 

- Descrever as conclusões e implicações.      

Docente(s) responsável(eis)

António José Barata Figueiredo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Ács, P. (2015). Research Methodology In Sport Sciences. Pecs: University of Pécs -Faculty of Health Sciences. ISBN 978-963-642-971-3

Lynch, S. (2010). Doing your Research Project in Sport: A Student Guide. Learning Matters, London. ISBN: 978 1 84445 164 7

Smith, M. (2017). Research Method in sport. Learning Matters, London. ISBN 9781526423504

A definir consoante o trabalho que cada estudante se propõe realizar.