Estágio

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042212
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
60.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Aprovação em todas as disciplinas do 1º ano do Mestrado em Treino Desportivo são obrigatórias para o sucesso no estágio.

Métodos de Ensino

O estágio decorre em instituições desportivas de reconhecido mérito pertencentes ao sistema desportivo português ou estrangeiro, em treino e competição, supervisionado por um tutor do clube/instituição protocolada. A orientação de atletas/equipas será definida no Regulamento de Estágio de acordo com o contrato de aprendizagem predefinido em protocolo de cooperação entre a entidade formadora-FCDEF e a instituição/clube. O estudante é acompanhado e avaliado pelas competências demonstradas na programação e na condução do processo de treino e competição revertidas na monografia.  

Resultados de Aprendizagem

O estágio, como condição optativa no 2º ano do Mestrado, tem como finalidade o desenvolvimento supervisionado, em contexto real e de prática profissional, relevantes para o perfil de desempenho associadas ao desporto de rendimento, visando a consolidação de competências cientificas e técnicas adquiridas durante a componente curricular. Tem como objetivo: 1. Articular a formação teórica e o desenvolvimento de métodos e técnicas de intervenção específicas; 2. Refletir a atuação sobre situações reais de treino e competição com os praticantes de desportos de alto rendimento; 3. Experiência profissional; 4. Aplicar os conhecimentos científicos e pedagógicos adquiridos. 

Estágio(s)

Sim

Programa

Os conteúdos programáticos dependem da modalidade escolhida pelo estudante. O estudante deve: a. Desenvolver trabalho, sob supervisão, visando a consolidação de competências técnicas, relacionais e organizacionais; b. Refletir face as situações de treino e competição vividas pelos atletas de alto rendimento; c. Proporcionar uma experiência prática de relacionamento profissional com Treinadores mais experientes e a sua inserção no grupo de trabalho; d. Estar presente na vida ativa do clube/instituição onde decorra o estágio criando um relacionamento com diferentes membros da comunidade desportiva; e. Analisar e aprofundar o conhecimento através da preparação desportiva de praticantes de alto rendimento: f. Exercer um conjunto de experiências variadas em contexto de prática pedagógica; g. Melhorar o nível de competências específicas, de cada modalidade, para o exercício da função de treinador.

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 40.0%
Resolução de problemas: 60.0%

Bibliografia

Castelo, J. (1999). Metodologia do treino Desportivo. Lisboa: Edições FMH.

Potrac, P., Gilbert, W., & Denison, J. (Eds.). (2013). Routledge Handbook of Sports Coaching. London: Routledge.

Resende, R., Sequeira, P., & Sarmento, H. (2016). Coaching and Coach Education in Portugal. International Sport Coaching Journal, 3(2), 178-183. doi:10.1123/iscj.2016-0038.

A definir de acordo com a modalidade desportiva.