Formação Específica II - Futebol

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042201
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Consideram-se como conhecimentos recomendados os provenientes de uma licenciatura no âmbito das Ciências do Desporto, dando-se um maior ênfase às unidades curriculares afins com a Fisiologia Geral; Fisiologia do Exercício; Metodologia do Treino do Jovem Atleta, Métodos de Condicionamento Físico, Planeamento e Periodização do Treino e Psicologia do Desporto. Pode também assumir-se como diferenciador um conhecimento adequado da língua inglesa.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão predominantemente expositivas para permitir o cumprimento dos conteúdos programáticos.

As aulas teórico-práticas assumirão um carácter mais interactivo e grupal para discussão dos temas propostos e para experimentação no terreno, recorrendo-se também, por isso, a um ambiente de campo.  

O processo de avaliação preconizado na unidade curricular promove o domínio teórico das matérias abordadas, bem como tarefas de trabalho de síntese e trabalho de campo.   

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa enquadrar o estudante com conteúdos de complexidade superior aos introdutórios para o desempenho da atividade de treinador de futebol. No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de dar resposta a um conjunto variado de problemas que são colocados pelo treino de futebol, mais propriamente nas dimensões e profundidade indicadas nos conteúdos programáticos, sem prejuízo da necessária satisfação dos objectivos previstos para a unidade curricular "Formação Específica I - Futebol", correlata a esta, de forma a completar a sua formação específica prevista para esta etapa da sua formação. Ao concluir a unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: conhecer os principais métodos de jogo e meios de treino; dominar os aspetos relacionados com a nutrição, utilização de substâncias dopantes e recuperação desportiva; efetuar a avaliação e controlo de treino. 

Estágio(s)

Não

Programa

- Modelação do treino/jogo de futebol. - a interligação entre os métodos, sistemas, os princípios e os fatores do jogo; a importância da dimensão tática; os esquemas táticos; o treino especifico dos guarda-redes e o desenvolvimento das capacidades motoras.

- Avaliação e controlo do treino - principais meios e técnicas utilizadas.

- Recuperação e prevenção de lesões;

- Doping e aspetos nutricionais.

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Castelo, J. (2009). Futebol. Concepção e organização de 1100 exercícios específicos de treino (2ªed). Lisboa: Visão e contextos.

Carling, C., et.al. (2005). The handbook of soccer match analysis: a systematic approach to improving performance. New York: Routledge

Queiroz, C. (1986). Estrutura e organização dos exercícios de treino em Futebol. Lisboa: FPF

Sarmento H, Clemente FM, Araújo D, Davids K, Allistair M, Figueiredo A. What performance analysts need to know about research trends in Association Football (2012-2016) - A systematic review (2019). Sports Medicine, 48(4), 799-836

Sarmento, H., Clemente, F. M., Harper, L. D., Costa, I. T. d., Owen, A., & Figueiredo, A. J. (2018). Small sided games in soccer – a systematic review. International Journal of Performance Analysis in Sport, 18(5), 6