Formação Específica II - Patinagem

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042198
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Obrigatória a frequência da Formação Específica I - Patinagem.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas, ocorrerão num formato de aula plenária a partir da apresentação realizada pelo docente de matérias sendo as mesmas sinalizadas em bibliografia ou contidas em textos/artigos;

As aulas teórico-práticas podem ocorrer em situação de aula plenária com o objetivo da resolução de problemas propostos ou em ambiente de pavilhão/pista, com material a disposição dos alunos; O trabalho em situação de contexto visa  situação de observação no terreno, proporcionando contacto direto com prática em contexto real.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular orienta-se para o desenvolvimento de competências de nível avançado para o desempenho da atividade de treinador de Patinagem. Assim, no final da unidade curricular, e de Formação Específica I - Patinagem, que é correlata a esta, o estudante deve ser capaz de dar resposta a um conjunto variado de problemas que são colocados aos treinadores das disciplinas, elencados nos conteúdos programáticos. 

No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: compreender as dinâmicas próprias da metodologia do treino das disciplinas da patinagem em causa; identificar as estratégias competitivas das modalidades e associá-las às habilidades psicológicas que lhe são inerentes; reconhecer a importância dos modelos de observação e avaliação do desempenho para uma adequada intervenção em situações do quotidiano.

Estágio(s)

Não

Programa

As disciplinas da Patinagem têm  áreas de conhecimento específicas que assentam em bases comuns,  procuramos em cada uma delas desenvolver os seguintes temas:

1. Metodologia do treino de cada modalidade; 2- Estratégias competitivas das modalidades; 3 - Factores Psicológicos associados ao rendimento; 5. Modelos de observação e avaliação da prestação desportiva coletiva e individual; 5 - Estudos transversais e longitudinais na modalidade_Parte II.

Docente(s) responsável(eis)

Vasco Parreiral Simões Vaz

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Coelho-E-Silva, M.J.; Vaz, V.; Simões, F.; Carvalho, H.M.; Valente-Dos-Santos, J.; Figueiredo, A.J.; Pereira, V.; Vaeyens, R.; Philippaerts, R.; Elferink-Gemser, M.T.; et al. Sport selection in under-17 male roller hockey. J. Sports Sci. 2014, 30, 17–21.

Riera, J & Cruz, J (1991). Psicologia del deporte. Aplicaciones y perspectivas. Barcelona: Ed. Martínez Roca.

Sabaté RR (2009). Hockey Patines - Preparación física. Ediciones Alto Rendimento.

Sabaté RR., & Moreno, D. (2016) Hockey patines. Entrenamiento de la velocidad em pista. Círculo Tojo.

Taná GT (2019) El Portero de Hockey Patines. De la Iniciación al Alto Rendimento. Círculo Rojo.

Sousa, T.; Sarmento, H.; Harper, L.D.; Valente-dos-Santos, J. (2018).Development and validation of an observational instrument tool for analysing the activity of rink hockey goalkeepers. Journal Sport Pedagogy Research, 4 (2), 16–26.