Formação Específica II - Natação
1
2021-2022
02042187
Ciências do Desporto
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Formação Especifica I - Natação. Os estudantes deverão possuir domínio elementar da língua inglesa (leitura e compreensão) e conhecimentos essenciais da metodologia do treino, biomecânica e fisiologia do exercício.
Métodos de Ensino
As sessões T terão um carácter expositivo sobre os diferentes tópicos do programas. As sessões TP complementam o programa teórico explorando e problematizando situações reais de treino com o apoio voluntário e regular de treinadores experientes. Os estudantes deverão produzir um dossier com fichas de análise crítica dos problemas colocados nas aulas TP.
Resultados de Aprendizagem
Esta UC orienta-se para o desenvolvimento de competências de nível avançado para o desempenho da atividade de treinador de natação. No final da UC o estudante deve ser capaz de dar resposta a um conjunto variado de problemas que são colocados aos treinadores, elencados nos conteúdos programáticos. Pretende-se que o estudante demonstre capacidade para: (1) implementar estratégias de intervenção em etapas de formação especializada; (2) conceber e implementar processos adequados ao treino de atletas de elevado nível competitivo; (3) Conceber e coordenar a implementação de planos de carreira desportiva com vista à optimização a longo prazo do rendimento desportivo; (4) Conceber e estruturar planos plurianuais e coordenar a respectiva implementação; (5) otimizar estratégias de condução em situação de competição; (6) Seleccionar e processar a informação relevante para a monitorização da carreira desportiva do praticante.
Estágio(s)
NãoPrograma
Modelação e quantificação da relação treino.
Quantificação do treino e do desempenho
Indicadores de fadiga
Modelação linear e não linear
Curvas de fadiga e curvas de forma, típicas.
Periodização, sobressolicitação e sobretreino
A tríade - o treino da mulher atleta. Regulação e alterações do ciclo menstrual com o processo de treino
Plano de carreira. Etapas da formação desportiva
Análise da tecnologia de apoio ao controlo e avaliação do treino e do rendimento competitivo.
Docente(s) responsável(eis)
Luís Manuel Pinto Lopes Rama
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Cunha, P., Proença, J., & Rama, L. (2014). Desenvolvimento da Capacidade Aeróbia em Nadadores – Critérios para Prescrição e Controlo de Tarefas de Treino em Zonas Aeróbias. Revista Gymnasium, 5(1(7)), 131-148.
Foster, C., Rodriguez-Marroyo, J. A., & de Koning, J. J. (2017). Monitoring Training Loads: The Past, the Present, and the Future. Int J Sports Physiol Perform, 12(Suppl 2), S22-S28.
Halson, S. L. (2014). Monitoring training load to understand fatigue in athletes. Sports Medicine, 44 (Suppl 2), S139-147.
Mullen, J. G. (2018). Swimming Science: Optimum performance in the water: Ivy Press.
Seiler, S. (2010). What is best practice for training intensity and duration distribution in endurance athletes. International Journal of Sports Physiology and Performance, 5(3), 276-291.
Stöggl, T. L., & Sperlich, B. (2015). The training intensity distribution among well-trained and elite endurance athletes. Frontiers in Physiology, 6, 295.