Formação Específica II - Desportos de Combate

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042176
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Envolvimento num desporto de combate.

Métodos de Ensino

Sessões de ensino de natureza colectiva e de orientação pessoal, com actividades de resolução de problema relacionadas com a matéria abordada, com simulações e observações de situações de terreno (treino e competição), de modo a facilitar a integração da matéria e permitir a avaliação (aulas e relatórios críticos). Trabalho orientado e avaliado de investigação sobre aprofundamento de aspectos relacionados com treino da modalidade de combate escolhida.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular esta correlata com a de Formação Específica I e orientam-se para o desenvolvimento de competências de nível avançado para o desempenho da atividade de treinador de Desportos de Combate. No final da disciplina os estudantes deverão ser capazes de: compreender as dinâmicas de planeamento, avaliação e controlo de treino ao longo de uma época desportiva, de acordo com o nível competitivo (incluindo desporto adaptado); conciliar o desenvolvimento específico das capacidades físicas e técnico tácticas; reconhecer a importância dos modelos de observação e avaliação do desempenho para uma adequada intervenção; conhecer diferentes estratégia e compreender a importância da comunicação na relação com atletas, pais e dirigentes. Reforçando o conhecimento cientifico e pedagógico do estudante sobre a modalidade escolhida, e  contribuindo pelo aperfeiçoamento ao longo da vida do processo de treino, nas diversas fases de formação desportiva e em contexto diversificado. 

Estágio(s)

Não

Programa

Planeamento do quadro competitivo anual até ao alto rendimento e a participação em função dos objectivos. Testes específicos e de laboratório; interpretação, apresentação e rentabilização dos resultados obtidos. Modelos da aprendizagem e estudo das situações técnico tácticas na modalidade escolhida, o seu treino e a sua planificação por etapas até ao alto rendimento. Sistemas de observação/avaliação de desempenho dos combatentes e estudo dos adversários. A comunicação entre treinador e atleta nas competições e durante os combates. Avaliação e controlo do treino das capacidades físicas e técnico tácticas da modalidade e a sua importância no âmbito do planeamento do treino de forma a conciliar a planificação das capacidades físicas e técnico tácticas. Gestão do clube (pais, atletas, treinadores, medias), técnicas e estratégias de comunicação, recrutamento e fidelização de praticantes, promoção do espírito desportivo e do estilo de vida saudável. Desporto adaptado em desportos de combate.

Docente(s) responsável(eis)

Alain Guy Marie Massart

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Bello, F. D., Brito, C. J., Amtmann, J., & Miarka, B. (2019). Ending MMA Combat, Specific Grappling Techniques According to the Type of the Outcome. Journal of human kinetics, 67, 271–280.

Franchini E. (2001). Judo Desempenho Competitivo. Barueri-SP: Manole.

Franchini E, Del Vecchio FB. (2008). Preparação fisica para atletas de Judô. São Paulo: Phorte Editora Ltda.

Menescardi, C., Falco, C., Ros, C., Morales-Sánchez, V., & Hernández-Mendo, A. (2019). Development of a Taekwondo Combat Model Based on Markov Analysis. Frontiers in psychology, 10, 2188.

Miarka, B., Brito, C. J., Amtmann, J., Córdova, C., Bello, F. D., & Camey, S. (2018). Suggestions for Judo Training with Pacing Strategy and Decision Making by Judo Championship Phases. Journal of human kinetics, 64, 219–232.