Prontidão e Talento Desportivo

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042141
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conceitos de crescimento e avaliação antropométrica do tamanho, proporcionalidade e métodos não invasivos de composição corporal leccionados na unidade curricular "Auxologia e Cineantropometria" da Licenciatura em Ciências do Desporto; conceito de maturação biológica e indicadores de maturação sexual, somática e esquelética leccionados na unidade curricular "Desporto Infanto-Juvenil" da Licenciatura em Ciências do Desporto. 

Métodos de Ensino

Oito blocos de matérias em sessões de 3 horas organizadas da seguinte forma: indicação de leitura de um artigo ou capítulo previamente à aula,, apresentação expositiva pelo docente, discussão e verificação de aprendizagens incentivando fichas de leitura e aconselhamento de uma ou mais leitura para satisfazer alunos particularmente interessados em desenvolver produção de conhecimento nas matérias. A avaliação incidirá sobre a construção de uma discussão a partir de tabelas de dados e construção de uma revisão temática procurando consistências e equívocos. 

Resultados de Aprendizagem

Considerando os objectivos definidos para o ciclo de estudos, a unidade curricular "Prontidão e Talento Desportivo" enquadrar-se-á no ensino-aprendizagem de conhecimentos e competências necessárias para projectos de intervenção e investigação no treino desportivo, muito particularmente da formação desportiva no que diz respeito à participação, recrutamento, identificação e detecção de talentos, bem como os processos de selecção, especialização, orientação desportiva, incluindo ainda a prevenção do abandono desporto.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Tendências de participação desportiva; [2] Talento: motor e desportivo; [3] Estudos internacionais: Ghent Soccer, TOYA (Training of Young Athlete); [4] Investigação nos centros de treino de basquetebol, hoquistas da elite europeia, estudo longitudinal de futebolistas; [5] Definir uma bateria (antropometria e provas terreno): tamanho, composição do corpo todo e apendicular; dinamometria manual, lançamentos dinâmicos, sit-ups, agilidade, impulsões e corridas máximais (distâncias curtas e patamares progressivos); [6] Laboratório: pletismografia de ar deslocado, bioimpedância, dinamometria isocinética, Wingate, força-velocidade, testes ventilatórios; [7] evidências (transversais): i) continuação, abandono e selecção; ii) especialização por posição; iii) testes concorrentes terreno e laboratório; iv) função discriminante por nível de prática; [8] Estudos longitudinais: modelação sprints repetidos, impulsão, habilidades específicas, medidas de força.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel João Cerdeira Coelho Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

[1] Baxter-Jones  A, Maffulli N (2003). Parental Influence on Sport Participation in Elite Young Athletes. J Sports Medicine Physical Fitness, 43(2), 250-255.

[2] Coelho e Silva et al. (2010). Discrimination of U-14 soccer players by level and position. International Journal of Sports Medicine. 31(11), 790-796

[3] Coelho e Silva MJ, Figueiredo AJ, Elferink- Gemser MT, Malina RM (2009). Youth Sports – volume 1: participation, trainability and readiness. Coimbra University Press.

[4] Coelho e Silva MJ, Figueiredo AJ, Elferink- Gemser MT, Malina RM (2010). Youth Sports – volume 2: growth, maturation and talent. Coimbra University Press.

[5] Figueiredo A, Gonçalves C, Coelho e Silva M, Malina R (2009). Characteristics of Youth Soccer Players Who Drop Out, Persist or Move Up. Journal of Sports Sciences, 27,(9), 883-891.