Metodologia de Investigação II

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02042130
Área Científica
Metodologia da Investigação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

São recomendados conhecimentos básicos de estatística, sobretudo os decorrentes de Iniciação à Estatística.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, claramente orientadas para a aprendizagem orientada por problemas e exemplos práticos.O processo de avaliação preconizado para esta unidade curricular implica um domínio aplicado dos conteúdos abordados, através da resolução de problemas e realização de fichas de trabalho.

Resultados de Aprendizagem

A presente unidade curricular orienta-se para o desenvolvimento de competências de análise, interpretação e discussão de dados de cariz quantitativo e qualitativo fundamentais para o desenvolvimento da investigação científica e da compreensão dos fenómenos do treino desportivo.

Ao concluir a unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: identificar as potencialidades das metodologias de cariz quantitativo/qualitativo e a sua aplicação para resolução de determinado problema; conhecer e aplicar técnicas de análise quantitativa com (e sem) recurso a software especifico (SPSS); identificar as principais abordagens de investigação quantitativa, bem como técnicas  elementares de recolha, analise e apresentação de dados qualitativos com (e sem) recurso a software especifico (NVivo).

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Análise qualitativa vs quantitativa - potencialidades e limitações.

[2] O processo de investigação quantitativa: 1) Análise exploratória; 2) Análise inferencial; 3) regressão Múltipla e logistica;

[3] O processo de análise qualitativa: 1) Principais abordagens: - etnografia, fenomenologia, Grounded theory, narrativa, estudo de caso; 2) técnicas de recolha de dados qualitativos; 3) Análise e interpretação de dados qualitativos; 4) legitimação metodológica dos dados qualitativos (credibilidade, transferabilidade, consistência, confirmabilidade).

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Andrews, D., Mason, D., & Silk, M. (Eds.). (2005). Qualitative Methods in sports studies. New York: Berg.

Côté, J., Salmela, J., Baria, A., & Russel, S. (1993). Organising and interpretingunstructured qualitative data. The Sport Psychologist (7), 127-137.

Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor.

Thomas, J., Nelson, J. & Silverman, D. (2005). Research methods in physical activity (5th Ed). Champaign, Il: Human Kinetics.

Zar, J.H. (2010). Biostatistical Analysis (5th ed), NJ: Prentice Hall.