Treino de Atletas com Deficiência
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2021-2022
02042113
Ciências do Desporto
Português
Inglês
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP) estimulam uma participação ativa do estudante na aprendizagem através da realização de tarefas de pesquisa baseadas na aprendizagem guiada e na resolução de problemas, da apresentação oral de ideias em grupos de discussão, fomentando a interação entre os intervenientes no processo ensino - aprendizagem. O estudo autónomo guiado é igualmente utilizado através da leitura de artigos recomendados. Uma vez que se pretende conferir competências e skills práticos aos estudantes, a avaliação envolverá um trabalho de pesquisa com recolha de dados no terreno.
Resultados de Aprendizagem
A u.c. aborda conteúdos relacionados com a organização e implementação da prática desportiva em atletas com deficiência. O estudante deverá dominar um conjunto de conteúdos que lhe permitam compreender, enquadrar e dar resposta adequada à preparação de atletas com deficiência, tais como:
1 – Desenvolver sólida formação científica e pedagógica na área do Treino Desportivo, de forma a desenvolver a sua atividade de treinador, baseando-se em princípios éticos e no aperfeiçoamento ao longo da vida;
2 – Adquirir conhecimentos e competências específicas que potenciem o desempenho da missão de treinador de atletas com deficiência, nas diferentes dimensões de planeamento, preparação, operacionalização, avaliação/controlo e inovação no processo de treino, nas diferentes fases de formação desportiva;
3 - Contribuir para a especialização dos treinadores de desporto adaptado, na prevenção de episódios limitantes da prática desportiva como é o caso das lesões desportivas.
Estágio(s)
NãoPrograma
[1] Retrospectiva histórica do Desporto Adaptado: O caso específico do Movimento Paralímpico
[2] Organização e competições no âmbito do Desporto para atletas com Deficiência
[3] Generalidades sobre Classificação Desportiva: Sua importância no contexto da competição
[4] Treino de atletas com deficiência: Metodologias específicas em função da área da deficiência e da modalidade desportiva
[5] Modelo teórico dos determinantes da performance desportiva.
Docente(s) responsável(eis)
José Pedro Leitão Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%
Bibliografia
Bailey, S. (2008). Athlete First: A history of the Paralympian Movement. West Sussex: John Wiley & Sons
Davis, R.W. (2011). Teaching Disability Sport: A Guide for Physical Educators. Champaign, IL: Human Kinetics
Ferreira, J.P., et al. (2007). Precompetitive anxiety and self-confidence in athletes with disability. Percept Mot Skills, 105, 339-346
Marin-Urquiza, A., Ferreira, J. P., & Van Biesen, D. (2018). Athletic identity and self-esteem among active and retired Paralympic athletes. European journal of sport science, 18(6), 861-871
Martin, J.J. (2018). Handbook of Disability Sport & Exercise Psychology. Oxford University Press
Thomas, N., & Smith, A. (2009). Disability, Sport and Society: An Introduction. Oxon: Routledge
Toscano, C.V.A., Carvalho, H.M., & Ferreira, J.P. (2018). Responses to a 48-week exercise-based intervention on metabolic health, autistic traits and perceived quality of life among children with autism spectrum disorders. Percept Mot Skills, 125(1), 126–146.