Treino de Atletas com Deficiência

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042113
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas (T) e teórico-práticas (TP) estimulam uma participação ativa do estudante na aprendizagem através da realização de tarefas de pesquisa baseadas na aprendizagem guiada e na resolução de problemas, da apresentação oral de ideias em grupos de discussão, fomentando a interação entre os intervenientes no processo ensino - aprendizagem. O estudo autónomo guiado é igualmente utilizado através da leitura de artigos recomendados. Uma vez que se pretende conferir competências e skills práticos aos estudantes, a avaliação envolverá um trabalho de pesquisa com recolha de dados no terreno. 

Resultados de Aprendizagem

A u.c. aborda conteúdos relacionados com a organização e implementação da prática desportiva em atletas com deficiência. O estudante deverá dominar um conjunto de conteúdos que lhe permitam compreender, enquadrar e dar resposta adequada à preparação de atletas com deficiência, tais como:

1 – Desenvolver sólida formação científica e pedagógica na área do Treino Desportivo, de forma a desenvolver a sua atividade de treinador, baseando-se em princípios éticos e no aperfeiçoamento ao longo da vida;

2 – Adquirir conhecimentos e competências específicas que potenciem o desempenho da missão de treinador de atletas com deficiência, nas diferentes dimensões de planeamento, preparação, operacionalização, avaliação/controlo e inovação no processo de treino, nas diferentes fases de formação desportiva;

3 - Contribuir para a especialização dos treinadores de desporto adaptado, na prevenção de episódios limitantes da prática desportiva como é o caso das lesões desportivas.

Estágio(s)

Não

Programa

[1] Retrospectiva histórica do Desporto Adaptado: O caso específico do Movimento Paralímpico

[2] Organização e competições no âmbito do Desporto para atletas com Deficiência

[3] Generalidades sobre Classificação Desportiva: Sua importância no contexto da competição

[4] Treino de atletas com deficiência: Metodologias específicas em função da área da deficiência e da modalidade desportiva

[5] Modelo teórico dos determinantes da performance desportiva. 

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro Leitão Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Bailey, S. (2008). Athlete First: A history of the Paralympian Movement. West Sussex: John Wiley & Sons

Davis, R.W. (2011). Teaching Disability Sport: A Guide for Physical Educators. Champaign, IL: Human Kinetics

Ferreira, J.P., et al. (2007). Precompetitive anxiety and self-confidence in athletes with disability. Percept Mot Skills, 105, 339-346

Marin-Urquiza, A., Ferreira, J. P., & Van Biesen, D. (2018). Athletic identity and self-esteem among active and retired Paralympic athletes. European journal of sport science, 18(6), 861-871

Martin, J.J. (2018). Handbook of Disability Sport & Exercise Psychology. Oxford University Press

Thomas, N., & Smith, A. (2009). Disability, Sport and Society: An Introduction. Oxon: Routledge

Toscano, C.V.A., Carvalho, H.M., & Ferreira, J.P. (2018). Responses to a 48-week exercise-based intervention on metabolic health, autistic traits and perceived quality of life among children with autism spectrum disorders. Percept Mot Skills, 125(1), 126–146.