Formação Específica I - Futebol

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02042097
Área Científica
Ciências do Desporto
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Consideram-se como conhecimentos recomendados os provenientes de uma licenciatura no âmbito das Ciências do Desporto, dando-se um maior ênfase às unidades curriculares afins com a Fisiologia Geral; Fisiologia do Exercício; Metodologia do Treino do Jovem Atleta, Métodos de Condicionamento Físico, Planeamento e Periodização do Treino e Psicologia do Desporto. Pode também assumir-se como diferenciador um conhecimento adequado da língua inglesa.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão predominantemente expositivas para permitir o cumprimento dos conteúdos programáticos.

As aulas teórico-práticas assumirão um carácter mais interactivo e grupal para discussão dos temas propostos e para experimentação no terreno, recorrendo-se também, por isso, a um ambiente de campo.O processo de avaliação preconizado na unidade curricular promove o domínio teórico das matérias abordadas, bem como tarefas de trabalho de síntese e trabalho de campo.      

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa enquadrar o estudante com conteúdos de complexidade superior aos introdutórios para o desempenho da atividade de treinador de futebol. No final desta uc, o estudante deve ser capaz de dar resposta a um conjunto variado de problemas que são colocados pelo treino de futebol, mais propriamente nas dimensões e profundidade indicadas nos conteúdos programáticos, sem prejuízo da necessária satisfação dos objectivos previstos para a unidade curricular "Formação Específica II - Futebol", correlata a esta, de forma a completar a sua formação específica prevista para esta etapa da sua formação.  Ao concluir a unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: conhecer a estrutura organizacional da modalidade; discernir os aspetos mais relevantes no que à identificação e desenvolvimento de talentos diz respeito;Reconhecer os principais constrangimentos psicológicos associados à performance de atletas/equipas; dominar o processo de planeamento do treino.  

Estágio(s)

Não

Programa

- Dinâmica Cultural e Organizacional

- O processo de identificação e desenvolvimento de talentos no futebol - a deteção e selecção; constrangimentos associados ao desenvolvimento de talentos; estruturas de acompanhamento e dinâmicas de sucesso; softwares associados

- Habilidades psicológicas associadas ao futebol: Liderança, motivação, ansiedade definição de objetivos, resiliência.

- A modelação do jogo/treino de futebol: fundamentos, princípios e organização do exercício de treino; modelos de planeamento do treino; métodos de planeamento do treino.

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Miguel Borges Sarmento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Castelo, J. (2009). Futebol. Concepção e organização de 1100 exercícios específicos de treino (2ªed). Lisboa: Visão e contextos.

Garganta, J. (1991). Planeamento e periodização do treino em Futebol. Horizonte: Rev. Educação Física e Desporto, 7 (42), 196-200.

Garganta, J. (2006). Ideias e competências para “pilotar” o jogo de futebol. In Pedagogia do Desporto (313-326). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Queiroz, C. (1986). Estrutura e organização dos exercícios de treino em Fut.. Lisboa: FPF

Sarmento H, Pereira A, Anguera MT, Campaniço J, Leitão A. (2014). The Coaching Process in Football – A qualitative perspective. Montenegrin Journal of Sports Sciences and Medicine,3(1):9-16.

Sarmento, H., Anguera, M. T., Pereira, A., & Araújo, D. (2018). Talent Identification and Development in Male Football: A Systematic Review. Sports Medicine, 48(4), 907-931

Science and Soccer (2003). Reilly, T & Williams, AM (Eds). Science and Soccer. 2nd Ed. London: Routledge.