Formação Específica I - Futebol
1
2021-2022
02042097
Ciências do Desporto
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Consideram-se como conhecimentos recomendados os provenientes de uma licenciatura no âmbito das Ciências do Desporto, dando-se um maior ênfase às unidades curriculares afins com a Fisiologia Geral; Fisiologia do Exercício; Metodologia do Treino do Jovem Atleta, Métodos de Condicionamento Físico, Planeamento e Periodização do Treino e Psicologia do Desporto. Pode também assumir-se como diferenciador um conhecimento adequado da língua inglesa.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas serão predominantemente expositivas para permitir o cumprimento dos conteúdos programáticos.
As aulas teórico-práticas assumirão um carácter mais interactivo e grupal para discussão dos temas propostos e para experimentação no terreno, recorrendo-se também, por isso, a um ambiente de campo.O processo de avaliação preconizado na unidade curricular promove o domínio teórico das matérias abordadas, bem como tarefas de trabalho de síntese e trabalho de campo.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa enquadrar o estudante com conteúdos de complexidade superior aos introdutórios para o desempenho da atividade de treinador de futebol. No final desta uc, o estudante deve ser capaz de dar resposta a um conjunto variado de problemas que são colocados pelo treino de futebol, mais propriamente nas dimensões e profundidade indicadas nos conteúdos programáticos, sem prejuízo da necessária satisfação dos objectivos previstos para a unidade curricular "Formação Específica II - Futebol", correlata a esta, de forma a completar a sua formação específica prevista para esta etapa da sua formação. Ao concluir a unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: conhecer a estrutura organizacional da modalidade; discernir os aspetos mais relevantes no que à identificação e desenvolvimento de talentos diz respeito;Reconhecer os principais constrangimentos psicológicos associados à performance de atletas/equipas; dominar o processo de planeamento do treino.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Dinâmica Cultural e Organizacional
- O processo de identificação e desenvolvimento de talentos no futebol - a deteção e selecção; constrangimentos associados ao desenvolvimento de talentos; estruturas de acompanhamento e dinâmicas de sucesso; softwares associados
- Habilidades psicológicas associadas ao futebol: Liderança, motivação, ansiedade definição de objetivos, resiliência.
- A modelação do jogo/treino de futebol: fundamentos, princípios e organização do exercício de treino; modelos de planeamento do treino; métodos de planeamento do treino.
Docente(s) responsável(eis)
Hugo Miguel Borges Sarmento
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
Castelo, J. (2009). Futebol. Concepção e organização de 1100 exercícios específicos de treino (2ªed). Lisboa: Visão e contextos.
Garganta, J. (1991). Planeamento e periodização do treino em Futebol. Horizonte: Rev. Educação Física e Desporto, 7 (42), 196-200.
Garganta, J. (2006). Ideias e competências para “pilotar” o jogo de futebol. In Pedagogia do Desporto (313-326). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Queiroz, C. (1986). Estrutura e organização dos exercícios de treino em Fut.. Lisboa: FPF
Sarmento H, Pereira A, Anguera MT, Campaniço J, Leitão A. (2014). The Coaching Process in Football – A qualitative perspective. Montenegrin Journal of Sports Sciences and Medicine,3(1):9-16.
Sarmento, H., Anguera, M. T., Pereira, A., & Araújo, D. (2018). Talent Identification and Development in Male Football: A Systematic Review. Sports Medicine, 48(4), 907-931
Science and Soccer (2003). Reilly, T & Williams, AM (Eds). Science and Soccer. 2nd Ed. London: Routledge.